Alcoólicos Anônimos de Sapiranga dá apoio para dependentes químicos e alcoólicos na busca de nova vida

Sapiranga – A Alcoólicos Anônimos é uma instituição presente e conhecida no mundo todo, que busca através de conversas, relatos e desabafos amparar dependentes do álcool na jornada da sobriedade.

A proposta do Alcoólicos Anônimos é a busca da sobriedade através do apoio mútuo e da força de vontade própria. Não são utilizados medicamentos ou qualquer tipo de obrigatoriedade e sim condições para que a cura venha do controle pessoal e da busca própria por ajuda profissional, seja ela psicológica ou psiquiátrica. Quando percebida a necessidade de algum medicamento, o dependente é encaminhado ao Centro de Assistência Psicossocial ou então para um posto de saúde capaz de realizar o acompanhamento especializado.

Em Sapiranga, o grupo existe há 42 anos, tendo sido fundado em 5 de janeiro de 1977. As reuniões acontecem diariamente às 19 horas, na Avenida 20 de Setembro, 2907, e recebe pessoas de vários municípios, que buscam a sobriedade de forma anônima, longe de pessoas conhecidas. Para participar, não existe regra, basta chegar.

Dependência química

Além do álcool, o grupo também busca o tratamento a dependentes químicos, já que o uso de entorpecentes, muitas vezes está ligado ao alcoolismo e a cura de apenas uma das dependências pode levar a novas recaídas.

O trabalho é voluntário e as reuniões promovem conversas, troca de experiências e de ideias, além de leituras que ajudam com “truques” para parar com o consumo.

Os motivos são vários, mas o reconhecimento é essencial

Vários são os motivos que podem levar alguém a se tornar um alcoólatra, mas admitir isso talvez seja a ação mais difícil. Para ajudar, a organização criou algumas perguntas que devem ser respondidas honestamente pelo consumidor para saber se este está precisando de auxílio. Se a resposta for sim para quatro ou mais questões, é provável que já haja a dependência. “Veja o resultado e lembre-se: não há nenhuma vergonha em encarar o fato de que você tem um problema” .

1 – Já tentou parar de beber por uma semana ou mais, mas só o conseguiu por alguns dias?
2 – Gostaria que as pessoas não se intrometessem na sua vida e parassem de falar o que você deve fazer com relação à bebida?
3 – Já mudou de tipo de bebida na esperança de que isso iria impedi-lo de ficar bêbado?
4 – Tomou algum trago pela manhã nos últimos 12 meses?
5 – Você inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas?
6 – Você teve problemas relacionados com sua maneira de beber nos últimos 12 meses?
7 – Sua maneira de beber já causou problemas em seu lar?
8 – Tentou conseguir doses extras de bebida em festas onde as quantidades eram limitadas?
9 – Você diz a si mesmo que pode parar de beber quando quiser, mesmo sabendo que fica bêbado sem querer?
10 – Faltou ao serviço ou à escola por causa da bebida?
11 – Já teve “apagamentos” durante uma bebedeira?
12 – Já pensou que sua vida poderia ser melhor se você não bebesse?