Alcoólicos Anônimos comemoram 80 anos de apoio à população

Assistência | Sapiranga, Campo Bom e Nova Hartz têm reuniões
Região – “Dar suporte e ajudar àqueles que têm problemas com o álcool.” Essa é, de acordo com um dos membros do Alcoólicos Anônimos de Sapiranga, a grande missão do grupo. O último dia 10 marcou 80 anos desde a fundação da entidade, em 10 de julho de 1935, nos Estados Unidos. Na cidade de Sapiranga, o grupo atua há 38 anos, desde 5 de janeiro de 1977.
“Procuramos também oferecer todo o apoio possível aos familiares e amigos de quem sofre dessa doença – pois o alcoolismo é, certamente, uma doença, que destrói lares. Às vezes um familiar precisa mais do nosso acompanhamento e apoio do que a pessoa propriamente dita”, diz o membro. O homem, que prefere não se identificar, enfatiza a importância da troca de experiências no grupo. “Assim, aprendemos um com o outro a superar as dificuldades.”
Reuniões todos os dias
O contato e apoio proporcionado para as famílias ocorre nas reuniões de sábados e domingos, que são abertas ao público em geral. As reuniões dos Alcoólicos Anônimos de Sapiranga acontecem sempre das 19h às 21h, todos os dias da semana. A diferença é que, de segunda a sexta-feira, elas são realizadas apenas com os membros do grupo. “Tentamos realizá-las em outros horários, mas em função da jornada de trabalho dos membros, as reuniões precisam ser à noite”, nosso contato explica. A sede do Alcoólicos Anônimos recentemente mudou-se para um novo endereço. Os encontros do grupo dos Alcoólicos Anônimos de Sapiranga agora acontecem na Avenida 20 de Setembro, 2907, no bairro Centro.
Membro do A.A. de Campo Bom conta  sobre sua experiência
Os municípios de Campo Bom e Nova Hartz também contam com suas próprias reuniões dos Alcoólicos Anônimos. Em Campo Bom, o Grupo Alcoólicos Anônimos Companheiros faz suas reuniões às segundas e sextas-feiras, sempre a partir das 19h30. Um membro do A.A. de Campo Bom relata sua experiência no grupo. “Participar das reuniões é ter a oportunidade de trocar forças, esperanças e experiências sobre não só alcoolismo, mas sobre os mais variados assuntos da vida num todo. É sentir-se vivo e agradecido por ter tido a oportunidade de escapar da prisão que significa ser dependente de álcool. Nas sextas-feiras, às 19h30, ocorre em uma sala separada uma reunião para familiares e amigos de alcoólicos chamada de Al-Anon. Nestas reuniões as pessoas que acabaram sendo afetadas pelo beber descontrolado do alcoólatra também têm a oportunidade de troca de experiências, forças e esperanças em busca de uma vida mais plena e feliz longe das agruras de uma dependência, que pode gerar traumas e muitos problemas à quem convive com o alcoólatra.”

Troca de experiências nas reuniões ensina  a combater a doença
Uma das grandes armas para combater o alcoolismo no dia-a-dia é a troca de experiências entre os companheiros. “Não é querer dizer ao outro o quê ou como fazer. Mas essa troca de vivências proporciona ao outro uma base, uma noção de como agir”, explica o companheiro de Sapiranga, deixando claro que é através do trabalho em grupo que o indivíduo se fortalece.
Ele explica que, antes de fazer parte do grupo, quem se apresenta deve responder a um conjunto de doze perguntas, para verificar se deve realmente procurar o AA. “Se quatro ou mais daquelas perguntas se aplicarem à pessoa, ela deve sim fazer parte das nossas reuniões”. Entre as perguntas, estão “Você inveja as pessoas que podem beber sem problemas?”, “Já tentou parar de beber por uma semana ou mais, mas só conseguiu por alguns dias?”, “Você teve problemas relacionados com sua maneira de beber nos últimos doze dias?” e “Sua maneira de beber já causou problemas em seu lar?”. Os telefones de contato são 3593-7900 e 9612-8040 (Plantão 24h). 
A.A. de Nova Hartz
Nova Hartz também conta com grupos de reuniões do A.A. A cidade tem dois grupos distintos: o Grupo Nova Vida, com reuniões toda segunda-feira, a partir das 19h, e o Grupo Renascer, que se reúne toda quinta-feira, mesmo horário. As reuniões dos dois grupos são abertas à comunidade. O Nova Vida atende na Rua São Luiz, 21, e o Renascer na Rua Emílio Jost, 314.
A.A. de Campo Bom
O Alcoólicos Anônimos de Campo Bom funciona na Rua Voluntários da Pátria, número 121, bairro Centro (dependências do Clube Recreativo e Cultural Oriente). Além das reuniões para membros do grupo, às segundas, quartas e sextas-feiras, nas sextas-feiras ocorrem reuniões destinadas a amigos e familiares das vítimas do alcoolismo