Air Liquide aponta que válvula do oxigênio estava fechada no Hospital Lauro Reus

Foto: Deivis Luz

Campo Bom – A empresa Air Liquide se manifestou, na tarde desta segunda-feira, dia 7, através de uma nota sobre o ocorrido no início da manhã, quando houve novo problema envolvendo a distribuição de oxigênio do Hospital Lauro Reus.

Segundo a nota da empresa, o alerta às 7h30 foi causado porque a válvula do tanque de oxigênio teria sido fechada indevidamente e o abastecimento, com isso, transferido para os cilindros reservas. Ainda segundo a empresa, as câmeras de videomonitoramento, posicionadas diante do tanque de oxigênio, continuam sem funcionar. Apesar do problema com a válvula, a nota garante que o hospital não ficou sem oxigênio.

Confira a nota, na íntegra, da Air Liquide:

“Na manhã desta segunda-feira, 7 de junho de 2021, a Air Liquide foi acionada pelo time de manutenção do Hospital Lauro Reus para verificar a queda na pressão do sistema de distribuição de oxigênio. A Air Liquide atendeu prontamente ao chamado e, ao chegar no Hospital, constatou que a válvula do tanque de oxigênio estava indevidamente fechada e o abastecimento sendo feito pelos cilindros da central backup, que estavam integralmente disponíveis. A empresa desconhece os motivos pelos quais se deu o fechamento da válvula do tanque. O técnico da Air Liquide procedeu à reabertura da válvula e o abastecimento do Hospital voltou a ser feito pelo tanque de oxigênio. Foi feita ainda a reposição dos cilindros da central backup utilizados enquanto a mesma esteve acionada.

Em nenhum momento o Hospital ficou sem oxigênio. Durante o atendimento da Air Liquide, constatou-se também que as câmeras posicionadas diante do tanque de oxigênio continuavam não funcionando, o que foi confirmado pelo responsável pela manutenção do Hospital Lauro Reus. Esse monitoramento, bem como a gestão do suprimento de oxigênio, cabem à unidade hospitalar. A nova equipe que cuida da manutenção do Hospital, inclusive, já recebeu treinamento da Air Liquide sobre como proceder em situações de emergência. A empresa reitera que a ocorrência foi prontamente atendida e que não houve desabastecimento de oxigênio na unidade. A segurança e o bem-estar dos pacientes, clientes e funcionários é uma prioridade absoluta para a Air Liquide”.