Ainda há carência na sinalização turística

Sapiranga – Para quem deseja chegar ao Morro Ferrabraz e demais atrativos históricos do Município é necessário conhecer as ruas e bairros de Sapiranga. A Prefeitura vem constituindo instâncias para que visitantes de outras cidades e estados possam chegar mais facilmente até estes locais. Para isso, a Administração atua na consolidação do Conselho do Turismo, do Fundo Municipal do Turismo e do Plano Municipal de Turismo, instâncias necessárias e exigidas pelo Ministério do Turismo para que municípios interessados em contar com recursos federais para potencializar esta área recebam verbas para qualificar locais e regiões com amplo potencial turístico.

Em Sapiranga, um dos projetos que serão apresentados pela Prefeitura, no âmbito do turismo, é o projeto de sinalização turística. A intenção com a proposta é possibilitar que os visitantes tenham acesso a uma orientação facilitada para chegar aos principais atrativos do Município.

A turismóloga da Prefeitura, Letícia Schumacher, revela que a proposta contempla a instalação de cerca de 300 placas. “A atual sinalização foi instalada na constituição do roteiro Caminhos de Jacobina, em 2003, e está depredada e desatualizada”, cita. Estimativa é de que o projeto de sinalização turística necessite de R$ 800.000,00 para ser efetivado.

Recurso para asfalto

No aspecto da infraestrutura para acessar o Morro Ferrabraz, o secretário de Planejamento da Prefeitura, Carlos Maurício Regla, explica o contexto da futura proposta. “Recentemente, abrimos a rúbrica orçamentária para podermos receber o recurso. São R$ 1.500.000,00 cadastrados e conveniado em Brasília. A proposta está aprovada, selecionada e foi aprovada em 5 de janeiro, inclusive com a aprovação do Ministério do Turismo. Dificilmente o dinheiro deixa de vir. Só falta o contrato ser assinado. A meta é iniciar de cima para baixo, que é a parte mais complicada”, cita.