AGVL mantém a tradição e traz novidades para este ano

Sapiranga – A AGVL é uma associação de pilotos de voo livre (asa-delta e parapente), que através de seus 200 sócios ativos, colaboradores e diretoria, divulga, organiza, regulamenta e fiscaliza as atividades de voo livre na nossa cidade. Com sede própria, a Associação possui a concessão das rampas e pouso do Morro Ferrabraz, onde também atua fortemente na manutenção e preservação destas áreas. Periodicamente são realizadas aqui em Sapiranga as etapas de voo livre dos campeonatos gaúcho, sul-brasileiro e brasileiro de parapente e asa-delta. Com o objetivo de zelar pela cultura do voo livre e manter Sapiranga como referência quando o assunto é o mesmo, a diretoria da AGVL cumpre com maestria os objetivos à que se propõe.

Para o vice-presidente, Gustavo Grings, a entidade é responsável também pela qualificação da condição em que a área é entregue à população, mas ressalta que manter a ordem e a organização do Morro é algo que todos devem respeitar e zelar, pois o Ferrabraz atrai turistas do mundo todo, que vem aqui para se encantar ainda mais com as belezas naturais de Sapiranga.

Referência internacional

A ideia da AGVL é levar cada vez mais esportes para o morro. “Queremos levar vários esportes para lá, juntar a turma do ciclismo, e transformar em um lugar aonde todos possam conviver”, destaca. Recentemente um grupo de pilotos vindos da Alemanha e da Suíça estiveram de passagem pela cidade, o que cada vez é mais comum para aqueles que se encantam cada vez mais com o meio aéreo. A cidade recebe cada vez mais pilotos de diversos lugares do mundo e do Brasil venham pra cá devido à qualidade das rampas e da referência.

Ataques de vandalismo

Flávio Pinheiro, diretor de esportes da AGVL, destaca que a Associação organiza frequentes mutirões de limpeza no morro e da Estrada do Carlão. Festas irregulares ainda são organizadas no local, o que favorece o abuso de álcool e drogas, resultando em atos de vandalismo, sem contar o lixo que se acumula a cada final de semana. A grande missão da diretoria hoje em dia é continuar envolvida na questão de conscientização sobre o uso do morro por todos, bem como manter o lugar, a infraestrutura, mas, principalmente, não perder o foco do lado esportivo. “A AGVL continua sendo uma das referências internacionais na formação de bons pilotos, para manter a excelência” afirma Grings.

Papai NoAr ocorrerá em 2020

Projetos como o já conhecido Papai NoAr estão previstos no calendário da AGVL para 2020. Além disso, a ideia é trabalhar juntamente à Prefeitura em oficinas com escolas do município, onde os estudantes participarão de pequenas aulas ministradas por instrutores de voo, despertando desde cedo o interesse em um novo esporte, para muitos ainda desconhecido. Trazer o ‘sonho de voar’ às crianças faz com que elas tenham desde cedo o interesse em manter ativa fama da cidade.