Águas de Sapiranga: Como é composta a hidrografia da cidade

Por Cássios Schaab

 

As características geográficas de Sapiranga contemplam diferentes belezas naturais e os recursos hídricos estão entre os fatores de destaque nesse processo. A hidrografia da cidade é ampla e contempla inúmeras nascentes que dão origem a diferentes arroios e córregos. Mas engana-se quem pensa que todos estes cursos d’água tem como destino final o Rio dos Sinos. As águas do Arroio Feitoria, por exemplo, seguem por outras cidades e desaguam no Rio Caí, o que faz a cidade pertencer as bacias hidrográficas de ambos os rios.

Agricultura, lazer, turismo e abastecimento são algumas das atividades nas quais a hidrografia de Sapiranga está presente diretamente na vida da população através do Rio dos Sinos e dos arroios e muitas destas atividades são acompanhadas e fiscalizadas pela Administração Municipal, conforme explica o Secretário de Meio Ambiente e Preservação Ambiental, Ederson Klein. “A fiscalização atua na preservação da mata ciliar e também na utilização indevida do curso de água”, pontua. “Como a outorga para o uso da água é de responsabilidade do Estado, sempre que uma irregularidade é constatada, informamos ao Departamento de Recursos Hídricos do Estado que é o responsável pelas notificações”, completa o secretário.

Além da fiscalização, o Município também realiza serviços de desassoreamento para garantir melhor vazão aos arroios e prevenir possíveis casos de enchentes, principalmente na zona urbana.

Fonte de vida, a água deve ser utilizada de maneira responsável, permitindo que esse recurso não se esgote e inúmeras gerações possam se beneficiar dela.

 

Rio e Arroios

Rio dos Sinos

Arroio Sapiranga

Arroio Jacob

Arroio Hospital

Arroio Lauer

Arroio Feitoria

Arroio Bambu

Arroio Schmidt

Arroio São Jacó

Arroio São Luiz