Agroindústria toma forma e tem seu espaço em Campo Bom

Crescimento | Município conta com duas agroindústrias, que produzem hortaliças e produtos coloniais

Assim como acontece com a indústria do município, em Campo Bom a agricultura também tem uma forte atuação. Claudinei Baldissera, coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) observa que a agricultura se apresenta como uma opção viável de sustento na cidade. “Temos tido alguns resultados bem importantes. Um indicador disso, que se pode usar para mensurar esses resultados, é que o jovem filho de agricultor permanece no ramo. Se o jovem não busca outras atividades é porque ela está dando resultado, tendo projeções de crescimento e sustento”, avalia o coordenador.

O carro chefe do município, como lembra Claudinei, é a produção de mudas. “Temos sete viveiros, de mudas de hortaliças e flores”, cita. Além disso, Campo Bom conta com agricultores que possuem criações de gado, juntamente às produções de hortaliças. Porém, outra tendência tem se confirmado na cidade: o surgimento da agroindústria.

“Nossos produtores estão começando a processar os produtos que produzem em suas propriedades, dando maior qualidade à eles e os vendendo”, explica o coordenador Claudinei Baldissera.

Programa Estadual de Agroindústria Familiar

Campo Bom tem duas propriedades que já passaram pela transformação para agroindústria e duas que estão em processo de se tornarem agroindústrias. Essas famílias – como a da foto, a família Kappler – fazem parte do Programa Estadual de Agroindustria Familiar, comenta Claudinei. “É através dele que as famílias estão se estabelecendo como agroindústrias. Duas famílias estão executando obras na propriedade, para fazerem parte do programa.”

Feira do Agricultor

Entre os produtos que resultaram da agroindústria de Campo Bom estão aipim, batata e produtos coloniais, como pães e biscoitos. Para Claudinei, a agroindústria é um modelo que qualifica a produção do município, dando chance aos produtores de se sustentarem com seus produtos. “É preciso destacar também a Feira do Agricultor, que tem dado resultados excelentes, temos nove famílias que vendem alimentos. A Feira tem sido uma ferramenta que também acaba sendo ponto de encontro das pessoas da cidade no sábado de manhã, um espaço de convivência social”, lembra o coordenador.

Horta do Aurora

Outro incentivo à agricultura no município é a Horta Comunitária do Bairro Aurora, localizado na Rua Alvorada, que funciona por meio de trabalho voluntário dos moradores em uma área cedida pela Prefeitura. Lá as pessoas do bairro podem plantar e colher os frutos do seu trabalho, mas para manter este ciclo, a ajuda da comunidade é necessária – e ela está sendo requisitada para o local permanecer bonito e bem cuidado. Os moradores do bairro Aurora que estiverem interessados em atuar como voluntários no espaço deverão ir diretamente na Horta ou entrar em contato com a Prefeitura Municipal.

Crédito da foto: Emater/RS