Agroindústria sapiranguense estará presente na Expointer 2017

Produção sapiranguense estará presente na Feira pelo terceiro ano seguido com duas agroindústrias da cidade

Embutidos e laticínios. Esses são alguns dos produtos de agroindústrias que são produzidos em solo sapiranguense – com todo o procedimento sendo realizado de acordo com o que determina a lei, algo garantido pelo SIM. “O Selo de Inspeção Municipal, SIM, nos leva a fiscalizar a produção dos alimentos. As agroindústrias existentes no município têm o acompanhamento técnico e a fiscalização por parte do município, durante a execução e produção desse alimento”, garante o secretário de Agricultura de Sapiranga, Valdes Cavalheiro de Araújo.

“No município, hoje, temos algumas agroindústrias. Temos quatro agroindústrias fazendo imbutidos, temos uma agroindústria de laticínios e cinco agroindústrias de vegetais, que produzem paõs, cucas, biscoitos, esse tipo de coisa”, elenca o secretário, que faz questão de lembrar que todas as agroindústrias são legalizadas. “São todas legalizadas com alvará, que é renovado todo ano. Para haver a renovação desse alvará tem uma série de exigências, de documentações. A veterinária que fiscaliza as agroindústrias faz vistorias na localidade, na estrutura, ajusta coisas que devem ser ajustadas. A água é testada, o alimento é testado e aí vai para laboratório, para análise”, valoriza ele.

Selo Sabor Gaúcho às agroindústrias

Em 2015, foram recebidos seis certificados do Selo Sabor Gaúcho pelos produtores rurais de Sapiranga – o que garante às agroindústrias sapiranguenses autorização para comercializarem seus produtos em feiras fora do município. “Nós atingimos a meta exigida pelo Estado na organização das agroindústrias e nós recebemos, com parceria da Emater – que nos dá acompanhamento técnico – o Selo Sabor Gaúcho. Esse selo dá o direito a esse produtor de vender o produto dele não mais só a nível de município, mas a nível de estado, em feiras”, esclarece o secretário Valdes.

Produtos na Expointer

Conforme o secretário de Agricultura, a produção dos agricultores familiares encontra boa saída, em vendas, no próprio município. “O que nossas agroindústrias estão produzindo elas têm botado para vender, principalmente, na Feira Municipal. Elas estão dando conta de vender o que têm dentro do próprio município”, conta Valdes.

Mas não é só na Feira Municipal que são encontrados produtos sapiranguenses. Pelo terceiro ano consecutivo, agroindústrias sapiranguenses irão participar da Expointer – que este ano ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro. “Serão duas agroindústrias, que já participaram em 2015 e 2016 da Expointer, a Apiários Pinto e Embutidos Schuck”.