Agricultores de Sapiranga se destacam na região com produção de uva, pêssego e morango

Foto: PMS

Sapiranga – A época é de colheita do pêssego. O aroma, tão característico dessa fruta, perfuma as residências e também a Feira do Agricultor de Sapiranga, que acontece todas as quartas-feiras e sábados (das 6h ao meio-dia), no Pavilhão localizado no Centro da cidade. O que talvez muitos desconhecem é que o plantio e a colheita de grande parte dessas frutas acontece em propriedades familiares instaladas em solo sapiranguense, na localidade de Picada Verão, no Morro Ferrabraz.

 

A produção, que envolve todos os membros das famílias, vai além do pêssego. O que poucos sabem é sobre o amplo plantio de uva em Sapiranga. São dezenas de toneladas de uva colhidas todos os anos, assim como goiaba, morango, figo e banana, além de outras frutas, verduras e temperos, tudo comercializado na feira e, em algumas propriedades, vendido ao consumidor diretamente no local.

 

“Nesta época natalina, em que muitas dessas frutas são bastante procuradas, é muito bom sabermos que quem produz está aqui mesmo, na nossa cidade. Nossos agricultores se dedicam o ano todo para esta atividade que tanto exige. Incentivamos toda a comunidade a comprar do nosso produtor, ir até a Feira do Agricultor e valorizar os produtos que são daqui”, convida a prefeita Corinha Molling.

 

A Feira do Agricultor está funcionando normalmente, em quartas e sábados, com todos os cuidados necessários, como uso de álcool em gel, exigência do uso de máscara de proteção, pia e sabonete disponíveis para lavar as mãos, assim como o controle de acesso para evitar aglomerações.

 

Confira abaixo a produção de frutas de cinco famílias de agricultores de Sapiranga. Todas são propriedades familiares que comercializam seus produtos na Feira do Agricultor e já são reconhecidas na cidade e região pela qualidade e pelo atendimento personalizado.

FAMÍLIA DALCANAL (Gringo)

A família DalCanal, do André Dalcanal (mais conhecido como o Gringo) e da Vita Cassel Dalcanal, cultiva cerca de 1.700 pés de pêssego, resultando em uma colheita, realizada de forma manual, de 30 toneladas anuais, entre nove variedades. São outros 500 pés de goiaba, que produz durante todo o ano, cerca de 8 toneladas.

Somente de uva, são 7 mil pés, resultando em uma colheita entre 30 e 45 toneladas anuais. Grande parte dessa produção é processada e se transforma em vinho e suco. São três tipos de uva: a Niágara Branca, Rose e Bordô, todas também comercializadas na Feira do Agricultor. A Rose já está pronta para o consumo, começando a ser colhida. A colheita das demais inicia no fim deste mês.

FAMÍLIA BLOS

Na propriedade da família Blos, do Tiago Blos e da Leunice Blos, também são colhidas uvas, além de pêssegos e bananas. Com 150 pés de uva, 50 de pêssego e 300 de banana, a família produz uma média de 2 mil quilos de uva por ano, outros 1.300 de banana e 1.500 de pêssego. As uvas são de três variedades, rose, branca e bordô.

FAMÍLIA LELLING

Na propriedade da família Lelling, do Jeferson e do Laerte Lelling, além de encontrar as frutas e verduras na feira, o cliente tem a opção de visitar a propriedade e colher diretamente do pé aquele item que deseja, em um sistema de colha, pague e leve.

Os irmãos, que atendem clientes de toda a região, produzem cerca de mil quilos de pêssego por ano, outros 3 a 4 mil quilos de uva, entre branca e rose, além de 50 pés de figo, que produz 500 quilos, e outras frutas e verduras da estação. A colheita do pêssego está sendo finalizada. No fim de dezembro inicia a da uva e o figo logo após, nos primeiros meses do ano.

A visita à propriedade pode ser agendada pelo telefone 996-671-091.

FAMÍLIA SCHERER

No Doce Sítio, propriedade da família Scherer, do Nadir Elemar, Teresinha Ivone, Júlia Cristina e irmãos, a produção é de morangos, pães, cucas, bolos e bolachas. São dois mil pés de morangos, cujas mudas vieram da Espanha, resultando em uma produção de cerca de dois mil quilos. A família também é a responsável pelo famoso pão de laranja, com uma receita que vem de gerações conquistando muitos clientes. “Dizem que tem o gostinho da casa da vó. Nossos primeiros pedidos foram uma surpresa, todos gostaram muito”, contou Teresinha, mãe da Júlia.

A família também oferece outras frutas e verduras aos clientes, que, além da Feira do Agricultor, podem visitar a propriedade e comprar diretamente no local. O Instagram, para quem quiser acompanhar as rotinas de produção, é @mysweetfarm. Para agendar uma visita o telefone é o 997-763-324.

FAMÍLIA HARFF

Na propriedade da família Harff, da Vanessa Harff, o foco está na produção de morangos. São entre 13 e 14 mil pés da fruta, resultando em uma colheita de mais de 500 quilos por semana.

A família sempre está na Feira do Agricultor comercializando, além dos morangos, outras frutas de cada estação. “Nosso diferencial é a produção própria e familiar. Conquistamos nossos clientes e valorizamos a qualidade do nosso produto”, pontua Vanessa.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Sapiranga