Agricultores beneficiados com parceria entre Araricá e Emater

Extensão rural | Chegada de técnico e abertura de escritório local possibilitará a assistência diária necessária aos produtores
Araricá – Um convênio assinado entre a Prefeitura e Emater/Ascar vai proporcionar a assistência necessária aos agricultores familiares do município. A partir deste mês, um técnico atuará, diariamente, junto aos 400 agricultores que movimentam o talão do produtor rural junto à Secretaria de Agricultura. Até esta semana, a assistência técnica aos pequenos agricultores era prestada pelo escritório de Sapiranga da Emater/Ascar. “Mesmo assim, conseguimos dar muita assistência aos produtores rurais. Encaminhamos projetos de crédito rural, para a compra de máquinas e veículos utilitários. Prestamos assistência ainda em projetos ambientais como o Sementinha e o VerdeSinos”, valoriza o técnico da Emater de Sapiranga, Mateus Farias de Melo.
Para o secretário de Agricultura, Ademir Pedro Kautzmann, o dia foi especial. “Precisamos deste técnico diariamente em Araricá. O trabalho ajudará a melhorar a produção dos agricultores familiares e qualificar ainda mais a merenda escolar”, assegura o secretário.
Presente na solenidade, o presidente da Emater/Ascar, Clair Tomé Kuhn, salientou a importância da produção agrícola para a economia do estado. “O que tem segurado o PIB gaúcho é a agricultura. Precisamos nos aproximar cada vez mais dos produtores rurais”, diz.
Trabalho diferenciado
O prefeito de Araricá, Sergio Machado, destacou o empenho dos agricultores familiares do município e valorizou ainda a dedicação das famílias que ajudam a levar alimentos de qualidade para a mesa de milhares de estudantes todos os dias. “Quero lhe informar, presidente Clair (se referindo ao presidente da Emater que estava na solenidade), que todo o leite e o iogurte que chega à mesa dos estudantes aqui no município é proveniente da agricultura familiar aqui de Araricá. Todas as seis escolas públicas têm acesso a este leite de qualidade”, valorizou o prefeito.
Outra diferença apresentada pelo prefeito ao público são as consultas promovidas junto aos agricultores para a compra da merenda escolar.
O escritório da Emater/Ascar funcionará junto à Secretaria de Meio Ambiente.