Agosto registra queda de internações por Covid-19 nas UTI´s e leitos clínicos

Paciente Iara rece- bendo alta depois de 50 dias no hospital de Sapiranga | Foto: Arquivo/Hospital

Região – Os hospitais de Sapiranga e Campo Bom registraram uma queda no número de internações por coronavírus entre os meses de julho e agosto. Enquanto em julho ambos internaram 109 pessoas (ver no quadro abaixo o número referente a cada um) nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) e nos leitos clínicos, em agosto o índice reduziu para 86 pacientes.

 

Julho foi o mês de maior internação nas duas casas de saúde. Antes disso, foi registrado um aumento gradativo. Em maio, o Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, internou quatro pessoas, e em maio, 25. Em Sapiranga, as internações por Covid-19 iniciaram em junho, com 19 pacientes. Antes disso, os casos eram transferidos para outros hospitais da região.

 

As direções das duas instituições reforçam o empenho na adaptação e aumento de leitos para atender a demanda da região durante a pandemia que afetou a vida de todos os brasileiros. No total, os dois espaços atenderam 243 pacientes entre maio (caso de Campo Bom) e agosto.

 

Readaptação de todos

A administradora do hospital sapiranguense, Elita Herrmann, pontua mudanças que foram necessárias. “Criamos um plano de contingência e este passou a ser monitorado constantemente, com reuniões semanais e adequações. Além de novas contratações, as capacitações das equipes de linha de frente foram intensificadas, por se tratar de uma doença desconhecida. Novos protocolos foram implantados e adequados à instituição”. Foram feitos ainda investimentos na infraestrutura, aquisição de novos equipamentos e ampliação de leitos temporários. Todo o projeto de adequação, tanto de estrutura “como de complexidade do hospital, foi acelerado”.

Aumento de leitos

Elita lembra que a nova UTI adulta foi inaugurada a tempo de acolher os pacientes de Covid-19, com a mais moderna estrutura e tecnologia. “Iniciamos no mês de junho com cinco leitos de UTI, específicos para o coronavírus. Em seguida, pelo aumento da demanda, e com a parceria da Prefeitura de Sapiranga, ampliamos para oito leitos”, disse ela, projetando que se as internações reduzirem, retornará a cinco leitos de Covid.

Exclusivos

O diretor do Hospital Lauro Reus, Jeferson William Moschem, também ressalta que foi ampliada a capacidade de leitos adultos e pediátricos, com aquisição de novos leitos, compra de novos respiradores e “aumento da infraestrutura da instituição com ampliação de 30 leitos adultos e 5 leitos pediátricos”.

Foram criados cinco leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, com isolamento preconizado. “Além disso, na emergência do hospital disponibilizamos três leitos de isolamento obedecendo os critérios de uma UTI intermediária”, conta Jeferson. “Está havendo uma redução das internações e a nossa expectativa é de que isso se mantenha nesse ritmo decrescente”, completa o diretor do hospital.