Agora em novo espaço, Caps AD vem realizando trabalho de acolhimento no formato individual

Foto: Bruno Morais

Antes atendendo no mesmo espaço onde eram tratados problemas psicológicos em geral, agora o Caps AD tem seu espaço próprio para prestação de serviços aos usuários de drogas e álcool. Localizado na rua Getúlio Vargas, número 221, bairro Centro de Sapiranga, hoje é possível individualizar e tratar de forma direta com os usuários do Caps AD.

 

A mudança se deu para que os tratamentos e atendimentos ocorressem de forma mais destinada, não havendo o compartilhamento do mesmo ambiente para crianças e adultos com problemas relacionados ao alcoolismo, por exemplo. Desta forma, ambos podem receber o devido atendimento de forma individual.

No Caps AD, o atendimento é realizado por etapas. Inicialmente, os pacientes que identificam algum problema, são encaminhados para o CAPS pela família ou de forma judicial, realizam uma conversa com um dos psicólogos do local. Após este entendimento do caso, os usuários são colocados em grupos de acordo com a sua situação. Em seguida, dinâmicas em grupo e alguns trabalhos manuais são realizados na intenção de mostrar aos dependentes químicos a possibilidade de viver naturalmente sem aquilo que os vem prendendo. Aos casos mais extremos, é solicitado a internação ou o intensivo, quando o indivíduo passa o dia no local realizando as atividades citadas acima.

De qualquer forma, a participação da Administração Municipal para separação dos Caps é tida como fundamental para os servidores do local. Havendo o tratamento de forma simultânea para diferentes situações no antigo espaço, a troca de endereço e a divisão dos serviços se fez necessária e o esforço da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde do município, foi determinante nesse aspecto.

Aqueles que atuam pelo Caps AD

Marta Reichert, Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Saúde. “Espaço novo, totalmente pensado para atendimento específico para os usuários que tem problemas com álcool e drogas”.

Marcelo Jungbluth, psicólogo do Caps AD. “Aqui no Caps são realizados os atendimentos, parte-se do acolhimento, depois o plano terapêutico dentro da especificidade de cada paciente”.

Iraci De Souza Coordenadora de Saúde Mental do Caps AD. “Estamos aqui para acolher os pacientes que tem problemas com álcool e drogas, com psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, motoristas e programa de intensivo”.