Agesan fiscaliza rede de água e esgoto da Corsan em Sapiranga

Equipes da Corsan e Agesan fazem vistoria em reservatórios na travessa Jacobe Bad, no bairro Amaral Ribeiro Fotos: Henrique Ternus

Por Henrique Ternus Lamb

Sapiranga – Equipes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan) fizeram vistoria dos reservatórios, pontos de pressão e estações de tratamento de esgoto da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Sapiranga, na semana passada. As fiscalizações, retomadas após dois meses de paralisação em função da pandemia do coronavírus, ocorreram para verificar o bom funcionamento dos serviços prestados pela companhia estatal.

Nas análises, as equipes verificam possíveis problemas no funcionamento das operações e encaminham para a Corsan. A partir disso, a companhia do estado ganha um prazo para se posicionar a respeito dos apontamentos realizados pela Agesan, que determina também os prazos para que a Corsan realize as operações de adequação necessárias. Além disso, os agentes analisam também se a empresa cumpriu com as medidas solicitadas na mesma vistoria de 2019.

As fiscalizações neste ano constataram furtos de cercamento dos reservatórios, que obrigatoriamente devem ser isolados. A reposição das proteções já está prevista em contrato com a Corsan.

O relatório dos encaminhamentos da Agesan é enviado para o titular dos serviços, que no caso de Sapiranga é o próprio município, através da prefeita Corinha, que também é presidente da agência.

No mês passado, as ações foram realizadas na cidade de Campo Bom

De acordo com o diretor geral da Agesan, Demétrius Gonzalez, as equipes realizaram a fiscalização, no mês de maio, nos equipamentos de captação e nas estações de tratamento de água da Corsan em Campo Bom. “Esta é a água que vem para Sapiranga”, afirmou Demétrius.

Mais de 30 pontos fiscalizados

As equipes realizaram fiscalização em um total de 31 pontos espalhados por Sapiranga. Foram feitas vistorias de sete estações de tratamento de esgoto, nove reservatórios de água, seis pontos de pressão, um ponto comercial (para analisar como está o funcionamento dos serviços para o usuário final), dois boosters (um sistema de bombeamento onde a sucção é feita diretamente da tubulação da rede de abastecimentos de água) e quatro elevatórias de água (conjunto de reservatório e bomba).