Agendamento de ecografias em Araricá é criticado

Percepção | Durante discurso na Câmara, vereador oposicionista Paulo Foss (PP) diz que cidadão necessitou pagar para ter exame

Araricá – Repercutiu na Câmara de Vereadores a reportagem publicada pelo Jornal Repercussão sobre o fim da fila de espera para exames de ecografia no Município. “Na verdade, o cidadão que procurar o atendimento esta semana terá que aguardar até três meses para fazer o exame de ecografia. A não ser que pague a metade do exame. Um funcionário da Secretaria de Obras enfrentou essa dificuldade. Estão fazendo propaganda enganosa”, atacou o vereador oposicionista.

Questionado, o secretário da Saúde de Araricá, João Nilmar da Silveira, explicou o que de fato acontece. “Reduzimos a fila de espera nos exames agendados e não os de urgência. Quando um cidadão necessita de um exame e não pode aguardar pelo agendamento, existe essa possibilidade de ser realizado em outro local onde o mesmo arcará com um valor pelo exame, porém por este cidadão possuir solicitação do município, o serviço aplica uma tabela diferenciada”, explicou.

Grande procura por ecografias

O secretário de Saúde explicou ainda que a média de exames de ecografia feitos mensalmente fica entre 40 e 50 exames. “Somente no mês de abril foram 90 exames”, argumenta o secretário.

Com a requisição médica o usuário deve solicitar o exame no setor de marcação da UBS Dom Inácio Loyola.

Crédito da foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Araricá