Aeromóvel ou o VLT são as opções para a Trensurb na região

A Trensurb planeja duas audiências públicas  (uma em Campo Bom e outra em Sapiranga, em datas a serem divulgadas) para definir qual o melhor traçado (rota) para levar adiante o projeto de expansão do trem até Sapiranga.
Dados levantados pela empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados, mostram que a demanda de passageiros entre Sapiranga e Novo Hamburgo, não indica a construção de um modelo pesado de trem, como o construído no município hamburguense.
Desta forma, a Trensurb terá duas opções para integrar a sua Linha 1 (que inicia em Porto Alegre e segue até Novo Hamburgo) com Sapiranga. 
A primeira opção é o modelo usado entre a estação Aeroporto da Trensurb até o terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O modelo que utiliza tecnologia 100% nacional custou mais de 37 milhões de reais, possui 944 metros de extensão e duas estações. Para construir os mais de 16 quilômetros de trilhos e estações para o futuro aeromóvel, seriam necessários mais de 600 milhões de reais (cálculo com base no valor gasto para construir pouco menos de um quilômetro de trilhos em Porto Alegre para o funcionamento do aeromóvel).
Já o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) tem custo estimado de R$ 110.240.000,00 por quilômetro. Para construir os mais de 16 quilômetros para ligar Novo Hamburgo a Sapiranga seriam necessários mais de 1 bilhão de reais.
VLT em construção na capital do Mato Grosso, em Cuiabá
Uma das obras mais polêmicas do Governo Federal no país é a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá. Denúncias de superfaturamento nas obras colocaram em dúvidas o projeto do governo do Mato Grosso.
Aeromóvel em Porto Alegre tem a simpatia da presidenta
Em operação desde o início do ano, em Porto Alegre, o aeromóvel tem grande aceitação dentro da Trensurb. A empresa idealizadora do projeto é de São Leopoldo. O veículo é movido a ar e transporta até 300 passageiros.