Aeromóvel na região só com obra de R$ 1,45 bilhão

Transporte alternativo | Estudo conclui que o aeromóvel ou o VLT são viáveis em futuro projeto de expansão da Trensurb

Região – O estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira da extensão da Linha 1 da Trensurb, (trecho Novo Hamburgo-Sapiranga) está concluído. A direção da estatal controlada pelo governo federal reuniu na Câmara de Vereadores de Sapiranga, na semana passada, lideranças de toda a região para apresentar as conclusões do estudo. Mas, em um momento de crise econômica, o alto investimento – R$ 1,45 bilhão para a construção do aeromóvel e R$ 1,15 bilhão para o VLT – torna a possibilidade de extensão uma utopia.
Para expandir a Linha 1 da Trensurb de Novo Hamburgo à Sapiranga (com estações também em Campo Bom) a empresa Oficina Consultores concluiu que existem duas tecnologias metroviárias possíveis: uma delas é o aeromóvel (foto acima) – usado entre a estação Aeroporto da Trensurb até o terminal de embarque do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre – e a segunda opção é o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), sistema ainda não empregado no Rio Grande do Sul.
Engenheiros da empresa Oficina Consultores explicaram às lideranças sobre a necessidade da construção de 16 estações de embarque e desembarque (oito em Novo Hamburgo e outras oito estações – quatro em Campo Bom e outras quatro estações em Sapiranga). “Descartamos o trem metropolitano – que é o trem que sai de Porto Alegre e vai até Novo Hamburgo – pois seria um exagero. Soluções de natureza mais leve são adequadas, até porque essas alternativas normalmente vêm junto à questão urbanística de valorização, de ampliação da ocupação, diferente de um sistema mais pesado”, destacou um dos responsáveis pelo estudo, o engenheiro Ruy Grieco.
O trajeto do aeromóvel ou VLT
A expansão partiria da estação Novo Hamburgo, avançaria pela Avenida Victor Hugo Kunz até a divisa com Campo Bom, nas imediações da Avenida São Leopoldo. Se apresentou a necessidade da construção de um túnel na Avenida Brasil, por onde o aeromóvel ou o VLT se estenderia até a Rodoviária de Campo Bom. Passaria ainda pela Avenida dos Municípios, RS-239 até a Avenida João Corrêa, em Sapiranga.
Avançar por etapas
Lideranças citam a necessidade de enxergar o projeto por etapas 
A apresentação do estudo de viabilidade da expansão da Linha 1 de Novo Hamburgo até Sapiranga contou com a presença de diversas lideranças. Representando o prefeito de Novo Hamburgo estava o sapiranguense Egon Kirchheim, que é o atual secretário de Segurança e Mobilidade Urbana. O ex-prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, compareceu e ressaltou. “Nossas cidades estão congestionadas de veículos. Qualquer incidente na RS-239 e na BR-116, o trânsito se transforma em um verdadeiro caos. O investimento é alto, mas a mobilização precisa continuar. Precisamos almejar o projeto integral, mas avançando por etapas. Os deputados e representantes da região serão procurados e solicitaremos a compreensão para a realização do projeto”, destacou Spolaor. O presidente da Trensurb, Humberto Kasper, disse que uma eventual expansão depende de uma discussão da sociedade.