Advento é tempo de preparação para o Natal

Foto: Arquivo JR

O tempo de Advento que antecede o Natal é um importante período para as igrejas cristãs. O Pastor Joelson Ronei Drehmer, da IELB, e o Padre Airton Luiz Haack, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, falaram sobre este momento do calendário litúrgico.

“A palavra Advento vem do latim e significa vinda, chegada, e lembra, por exemplo, quando estamos para receber uma visita importante, especial. Nós nos preparamos para isto em todos os aspectos.

Diante do fato do nascimento de Jesus Cristo, a igreja foi valorizando, através da sua preparação, esta festa litúrgica, o Natal.

O Advento é para nós cristãos o primeiro tempo do ano litúrgico. O ano civil começa em primeiro de janeiro e termina em 31 de janeiro, o ano litúrgico começa com essa preparação do Advento e conclui-se com a festa de Cristo Rei do Universo”, explicou o padre Airton.

O pastor Joelson trouxe ainda o que se espera dos cristãos durante este período: “Advento é tempo de meditar nas promessas de Deus e seu cumprimento no nascimento de Jesus, mas não só. Também no cumprimento que vemos na sua vida, morte e ressurreição e veremos no seu retorno. É um tempo de arrependimento, em que se reconhece que não se viveu a altura da expectativa de Deus, e um tempo de buscar o perdão no menino de Belém. É um tempo de se alegrar na misericórdia e bondade de Deus que assumiu a humanidade transitória para nos dar vida eterna.”

Um dos símbolos que marca esta época do ano é a Coroa de Advento, onde a cada semana uma das velas é acessa. O padre Airton conta: “temos a Coroa do Advento com as quatro velas, lembrando as quatro semanas que antecedem o Natal, é uma simbologia lembrando a nossa caminhada na proximidade da luz, cada vez mais perto da grande luz que Ele veio trazer para todos nós.”

“Advento é uma época especial do ano. O ideal seria que esta época fosse de calmaria e meditação. Mas mesmo que para muitos seja a época mais “corrida” do ano, sempre dá para tirar um tempinho para se auto avaliar e meditar na imensa bondade e amor de nosso Deus. Com a preparação no Advento, o Natal tem um novo sabor. É ainda mais repleto de significado e alegria”, declara o pastor Joelson.