Adolescentes serão vacinadas contra HPV

Região – A Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), inicia na próxima segunda-feira (10) em Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz e Araricá.
O vírus é um dos principais causadores do câncer de colo de útero, que é transmitido, normalmente, através da relação sexual.
Podem participar da campanha meninas com idade entre 11 e 13 anos, nascidas entre 11 de março de 2000 e 11 de março de 2003. O serviço é oferecido através do Sistema Único de Saúde (SUS) e os técnicos das Secretarias de Saúde irão até as escolas locais. 
Em Nova Hartz, a vacinação será realizada nas escolas estaduais e municipais. Meninas que não forem vacinadas podem procurar a Unidade de Saúde Básica Central para receber a dose. Já em Campo Bom a expectativa é de que sejam vacinadas 1500 meninas no mesmo período. As instituições de ensino público e privado receberão a campanha no município.
Em Sapiranga, as adolescentes que estão no grupo alvo da ação devem ter a autorização preenchida pelos pais. A equipe da Saúde, em cronograma a ser definido, irá até as escolas, em conjunto entre Secretarias de Saúde e Educação. Serão aplicadas mais de 2 mil vacinas. A estratégia visa trazer benefícios a longo prazo.
Público-alvo
O Ministério da Saúde planejou que a campanha tenha implantação de forma gradativa. Neste ano, receberão a vacina contra o HPV, adolescentes de 11 a 13 anos.  Depois serão aplicadas as outras doses.
Para 2015
Os próximos passos da campanha serão dados a partir de 2015. No ano que vem, serão vacinadas as meninas de 9 a 11 anos, e a partir de 2016, o público alvo da campanha serão as as meninas de 9 anos de idade.  
Adoção tardia
A aplicação da vacina é realizada em três doses.Adotada pelo Brasil neste ano, já é promovida em países como Canadá, Suíça, México e Colômbia. Assim como no Brasil, os outros países também ofertam a vacina de forma gratuita.