Adoção de canteiros em Sapiranga permite economia e mantém bela a cidade

Sapiranga – Uma medida que visa embelezar a cidade, além de evitar gastos extras para o município, é a adoção de canteiros por empresas em rotulas, praças, e outros pontos públicos.

A adoção de canteiros funciona da seguinte forma em Sapiranga: uma empresa que tem interesse em adotar um canteiro se apresenta à Prefeitura e faz a solicitação. Na solicitação é informado o espaço da área a ser adotada, endereço, o que será plantado, entre outras questões, e após, o pedido é protocolado para ser analisado posteriormente pela Prefeitura e secretarias responsáveis. Após aprovado, a empresa fica responsável por garantir os cuidados da área adotada, plantando, cultivando e limpando o espaço, mantendo assim o paisagismo belo no local.

Com está medida, a Prefeitura consegue, além de diminuir gastos, manter, através da colaboração da população, os espaços públicos e a beleza da cidade. Atualmente em Sapiranga, oito canteiros são adotados por empresas variadas, que ao manterem os canteiros, em contrapartida, tem a autorização de instalar pequenas placas comerciais do seu negócio no espaço.

Prefeita destaca ação

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, destaca que a cidade só tem a ganhar com a adoção de canteiros, que contribuem para uma Sapiranga cada vez mais bonita.

”A parceria entre o poder público e a comunidade sempre foi uma de nossas metas, todos tem a ganhar com as adoções. O Município repassa a responsabilidade da manutenção dos espaços e o contribuinte ganha com a propaganda de sua empresa, e a cidade fica cada vez mais bonita’’, destaca Corinha.

Um cantinho para chamar de meu

Fatima Steyer, 50, é proprietária da empresa Gás Steyer, que adotou um canteiro em Sapiranga. A área, com cerca de 3m², fica localizada na Rua Novo Hamburgo, esquina com a Avenida João Corrêa (lateral da RS-239), no bairro Oeste, e foi adotada em 14 de agosto de 2018. No local, são plantadas flores variadas e de época (fotos).

Ela conta como decidiu adotar o espaço, que fica próximo a sua empresa. “Havia este espaço vago, que não estava sendo utilizado, então decidimos unir a estética, o paisagismo e a publicidade, pois junto colocamos nossa propaganda, que indica que o gás e por aqui”, conta Fátima, que avalia a importância de mais empresas seguirem a atitude. “Eu acho muito importante, até porque, as pessoas gostam de jardins. Não custa fazer isso, é um pedacinho, e tem pessoas que não tem o espaço para fazer um jardim em casa e assim podem adotar em qualquer parte da cidade, uma pracinha, um cantinho”, incentiva.

Questionada se pretende adotar outros espaços na cidade, pois isto é permitido pela Prefeitura, Fatima não descarta a possibilidade. “Por enquanto vamos cuidar desse espaço, mas não quer dizer que não possamos adotar mais canteiros futuramente, pois a Prefeitura permite isso. É preciso fazer um contrato com Prefeitura, mas eu acho que vale a pena, pois podemos chamar aquele cantinho de ‘nosso’. Somos responsáveis por ele, precisa cuidar, manter arrumadinho, bonitinho”, explica Fatima, que passa pela localidade muitas vezes por semana, onde pode admirar o seu pequeno jardim.

Texto e fotos: Taylor Abreu