Adaptação de brinquedos inspira alunos da Feevale

Região – Muitas crianças com deficiência possuem grandes dificuldades de coordenação motora, o que as impede de executar um movimento tão simples como pressionar um botão de um brinquedo eletrônico, por exemplo. Porém, um projeto que a Universidade Feevale realiza, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, tem o objetivo de ajudar as brincadeiras de algumas dessas crianças.

A campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos adapta brinquedos eletrônicos, tornando-os mais acessíveis para crianças com deficiência – prioritariamente física. Hoje, um acionador específico – espécie de botão de maior tamanho para ser utilizado por pessoas com dificuldades motoras. Por meio da campanha, a Feevale realiza workshops para acadêmicos, profissionais e comunidade interessada, que ensinará a adaptar acionadores simples para brinquedos que, após, serão doados para instituições beneficentes previamente cadastradas no projeto.

A próxima oficina acontece dia 29 de junho, das 9h às 12h, na Oficina Tecnológica, no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). A participação é gratuita a todos os interessados, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail milbrinquedosmilsorrisos@feevale.br.
Para viabilizar a campanha, a Universidade ainda está recebendo doações de brinquedos movidos à pilha, que possuam um sistema eletrônico simples, para serem adaptados nas oficinas. Os brinquedos podem ser entregues no Câmpus II, nas entradas do Happy Station, Quicker, Livraria Infinity, Eccel e Dog Mania.

Foto: Imprensa Feevale