Ações preventivas são colocadas em prática em Sapiranga devido a possível formação de novo ciclone

Sapiranga – Com alertas de institutos climáticos sobre a formação de um novo ciclone extratropical, a Prefeitura de Sapiranga colocou em prática uma série de medidas estruturais. As ações envolvem as Secretarias de Planejamento e de Obras.

 

A previsão dos especialistas é de que a região possa registrar um volume de chuva entre 15 a 25mm por dia, o que aumenta o risco de alagamentos e outros transtornos. Entre as ações executadas está a criação de uma bacia de contenção em uma área do município, próximo a Apae, local atingido após a última enchente que atingiu Sapiranga.

A dimensão da bacia será de 22m X  65 cm, tendo uma profundidade, em média, de 1 metro, e possui como função, absorver a água que vem de ruas próximas, exemplo da rua João Luderitz, João Pessoa e Euclídes da Cunha.

Prefeitura de Sapiranga informa que a água armazenada pela bacia vai lentamente embora através da canalização e sua conclusão está prevista para esta sexta-feira (7).

Outras ações preventivas estão sendo tomadas:

– Imediações das ruas José Seibel e Otto Gerhardt : limpeza e desobstrução de valo, troca de tubulação quebrada, desobstrução de tubos;

– Proximidades UPA e APAE: limpeza de tubulação;

– Ponte Lima Barreto : limpeza do valo;

– Rua Maria Cunha : contenção da margem do arroio;

– Trecho entre Rua Presidente Roosevelt  e ERS-239: limpeza do arroio Sapiranga;

– A norte da Ponte do Porto Palmeira: limpeza do arroio Sapiranga;

– Ruas Feliz e Marechal da Costa e Silva: limpeza de valo;

– Proximidades das ruas Ursa Maior, Cohab 7 e Nova República: nova canalização;

– Próximo a Avenida Antão de Farias: limpeza do arroio Sapiranga.

Como medida antecipada, a Prefeitura organizou um local para atender possíveis desabrigados em casos de cheias, que é o ginásio da escola Dr Décio Gomes Pereira. Se confirmada a precipitação em grande volume, uma orientação é evitar áreas de encostas. Nos casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil do Município pelo número (51) 99599-9161, ou com o Corpo de Bombeiros no 193.