Ações de conscientização sobre doença de Parkinson em Sapiranga

Sapiranga – Abril é lembrado mundialmente como o período de conscientização sobre a Doença de Parkinson e o dia 11 de abril convencionado como o Dia Mundial de Conscientização sobre a enfermidade. O Município de Sapiranga, ao longo do mês, está promovendo ações de compreensão sobre a doença.Palestras direcionadas diretamente para quem está acometido pelo Parkinson, assim como para pessoas envolvidas diretamente com a doença, como cuidadores, familiares, amigos e profissionais de saúde estão sendo promovidas.

Uma das atividades ocorreu na semana passada na Associação de Moradores do bairro Voo Livre, coordenada pela ESF João Goulart. As médicas Letícia Mariana Pinto Pontes e Bruna Graziela Nunes conduziram uma palestra para usuários do local que compareceram em grande número para esclarecimento de dúvidas e indicação de cuidados. Um dos usuários, portador da doença, encaminhou um texto para ser lido durante o diálogo. “Nós portadores desse mal somos seres humanos normais, vivemos com muitas dificuldades, remédios controlados pro resto da vida. Todos que têm Parkinson ficamos encabulados com a maneira que muitas pessoas nos olham, mas com a graça de Deus tenho muito, mas muito apoio da minha família e amigos”, enfatiza no texto. “Certamente essa luta não é só minha. Hoje é uma doença degenerativa, progressiva e irreversível, mas continuamos com fé em dias melhores e sonhando com a cura”, finaliza.
 

Além da palestra, os participantes puderam realizar momentos de atividades físicas e vacinação contra a gripe. Somando-se a isso as ações de conscientização sobre a Doença de Parkinson nos ginásios das paróquias Senhora do Carmo e São Francisco e na EMEF Floresta, além dos grupos de hiperdia. Duas ações ainda estão programadas para ocorrer nos dias 24 e 25 de abril na ESFs São Paulo e Morada São Luiz.
As ações de conscientização sobre a Doença de Parkinson no mês de abril, é uma promoção da Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, coordenadas pelas ESFs João Goulart, Oeste, São Luiz e São Paulo.

Saiba mais

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo que afeta aproximadamente milhares de pessoas. Embora seja muito mais comum em pessoas acima de 60 anos, o número de pessoas mais jovens diagnosticadas com a doença está aumentando. Na medida em que a doença avança, ela se torna cada vez mais incapacitante, tornando difícil ou impossível a realização de atividades diárias simples, como tomar banho ou se vestir. Muitos dos sintomas da doença de Parkinson envolvem o controle motor, a capacidade de controlar seus músculos e movimento. Os quatro principais sintomas da doença de Parkinson são: tremor, rigidez, bradicinesia ou acinesia (lentidão de movimentos ou ausência de movimento) e instabilidade postural (deficiência de equilíbrio e coordenação).

A doença de Parkinson é causada pela degeneração de uma pequena parte do cérebro chamada substância nigra. Conforme morrem os neurônios na substância nigra, o cérebro torna-se privado do químico dopamina.

Fonte e foto: PMS