ACISA de Sapiranga e Faccat promovem evento com foco na Síndrome de Burnout

Palestra foi ministrada pela psicóloga Caroline Melo Fotos: Divulgação

Sapiranga – ACISA de Sapiranga, em parceria com a Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), realizou em junho o 1º Café Empresarial de 2023, com o tema Síndrome de Burnout | Conhecer Para Prevenir.

 

A Associação e Faculdade possuem uma parceria e, através dela, todos os anos realizam eventos com diferentes temáticas a fim de proporcionar debates com assuntos atuais e relevantes. Neste ano, tendo como objetivo trazer uma reflexão sobre o tema e propor também a conscientização dentro das empresas, o evento teve como foco a Síndrome de Burnout.
Sendo considerada um distúrbio emocional resultante do estresse intenso e crônico mal gerenciado no local de trabalho, a síndrome é caracterizada pelo esgotamento mental e físico, sentimentos de negativismo relacionados ao trabalho e redução da eficácia profissional. O colaborador é afetado em outros contextos de sua vida, trazendo assim, prejuízos que ultrapassam o ambiente de trabalho.
Já para a organização, se torna um desafio manejar situações que podem surgir quando um colaborar encontra-se nessas condições de saúde, visto que, o clima, rendimento, relações e comunicação necessárias dentro da empresa podem vir a ser fontes de dificuldade e preocupação.
O evento reuniu empresários, empreendedores e lideranças locais para que eles possam traçar um plano de ação dentro de suas empresas.

Os sintomas que podem surgir

– Sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia;
– Aumento do distanciamento mental do próprio trabalho;
– Sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho;
– Tensão constante, seja no contexto físico e/ou mental;
– Sentimento de que não tem recursos para enfrentar situações estressantes;
– Frieza ou falta de empatia nas relações com os colegas de trabalho;
– Baixa produtividade/rendimento profissional, que pode vir acompanhado de culpa;
– Cansaço excessivo;
– Sensação de que não descansou mesmo após dormir;
– Dores de cabeça frequentes;
– Distúrbios alimentares;

Em relação à sintomatologia, é importante considerar cada indivíduo, uma avaliação por um profissional da saúde habilitado para diagnosticar corretamente, também é necessária.