Acervo da Biblioteca Edwin Kuwer cresce com as constantes doações de livros pela comunidade

Sapiranga – A Bibliotece Edwin Kuwer, de Sapiranga, vem recebendo diversas doações privadas de livros, o que enriquece o acervo, de mais de 20 mil exemplares, e permite o acesso a mais pessoas. A última grande doação foi no fim de março, quando 58 livros foram doados por Juliano Cavalcante.

A diretora de Cultura de Sapiranga, Talita da Rosa, destacou que a Biblioteca vem sendo contatada por diversos usuários para a doação de quantias menores. “Para nós é sempre motivo de muita alegria receber doações de livros, porque elas nos ajudam a atualizar ainda mais nosso acervo para que possamos melhor atender a todos.
A Biblioteca Pública é de cada munícipe, e muitas pessoas que vem doar destacam isso. Normalmente nos relatam que estão fazendo isso porque não acham certo deixar livros parados em casa, quando se é possível deixá-los num local de fácil acesso, onde mais pessoas poderão lê-los.

Todas as doações que recebemos passam por uma triagem, após isso, os livros são catalogados, e no máximo em 7 dias já estão disponíveis para retirada”, explicou Talita. Interessados em contribuir podem ir diretamente até a Biblioteca, durante a semana das 9h às 18h30 e aos sábados das 9h às 11h30.

Vestibular da UFRGS em foco nas oficinas literárias

A Prefeitura, por meio da Biblioteca Municipal Prefeito Edwin Kuwer, da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizará a partir de 8 de maio oficinas literárias sobre as leituras obrigatórias para o vestibular da UFRGS. As aulas serão ministradas pela professora Vera Cristina Benkenstein, professora de língua portuguesa e literatura da rede estadual de ensino. Ao todo, serão 100 vagas, divididas em vagas para usuários cadastrados no Centro de Referência Assistência Social (CRAS) e vagas para comunidade em geral. O prazo de inscrições iniciou na segunda-feira, 22, e segue até sexta-feira, 26, diretamente na Biblioteca (Avenida João Corrêa, 808, junto à Câmara de Vereadores). Interessados devem levar documento de identidade e comprovante de residência. Os encontros ocorrerão a cada 15 dias até o mês de outubro, sempre das 18 horas às 19h30. As duas primeiras aulas ocorrerão no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck. A primeira obra abordada será As Meninas, da escritora paulista Lygia Fagundes Telles. Já no dia 22, a obra será São Bernardo, do escritor Graciliano Ramos.

Prefeita valoriza

“Apesar das tecnologias facilitarem o acesso ao conhecimento, ainda assim, é muito importante frequentar a biblioteca, que além de oportunizar o contato com os livros também é um ótimo local de encontro e troca de experiências e de desenvolvimento da educação no município. Com uma enorme quantidade de livros e, por isso a importância das doações, quem ingressar à biblioteca de nossa cidade encontrará um moderno acervo literário disponível para empréstimos, além de um laboratório de informática para fazer trabalhos e pesquisas. A Biblioteca Municipal Edwin Kuwer tem um importante papel na comunidade sapiranguense, pois permite o acesso de todos à informação, o despertar do gosto pela leitura e a universalização de informação”, destacou a prefeita Corinha Molling.

Texto e fotos: Sabrina Strack