Ação da chuva faz muro cair em Sapiranga

Sapiranga – As fortes chuvas que estão atingindo a região já causam transtornos e danos nos municípios. Em Sapiranga, um muro na Rua das Flores, no bairro São Jacó, acabou cedendo e caiu sobre um veículo e parte de uma casa. Conforme a Defesa Civil, que esteve no local, os moradores foram retirados da área, para evitar maiores riscos, e o local foi isolado. “Mas como o muro na verdade é uma obra particular, acionamos o proprietário e é ele que deve tomar providências, pois a manutenção do muro, da casa e do veículo que foram danificados é de responsabilidade do proprietário da obra”, explica Leandro Silva, coordenador da Defesa Civil de Sapiranga. “Havia dois casais morando no local, um na frente e outro nos fundos do terreno, inclusive uma das pessoas é acamada. Então, o que fizemos, por precaução, foi remover essas pessoas e isolar o local. Mas é preciso esperar a chuva parar para que os engenheiros possam ir ao local e verificar o que precisa ser feito. Quanto aos lesionados pela queda do muro, o que podem fazer é acionar via ação judicial, fazer um Boletim de Ocorrência, para reparar os danos”, comenta Leandro.

Erica Garcia, que mora no bairro São Jacó, próximo ao local do incidente, falou sobre o ocorrido. “Com a chuva desta segunda-feira o muro cedeu e atingiu uma residência e um veículo. Estamos preocupados. A Defesa Civil veio até aqui, olhou e só colocou uma fita de isolamento. Precisamos que tomem uma ação mais forte, se não o problema voltará a ocorrer”, comenta a moradora.

Outra situação que está sendo monitorada pela Defesa Civil de Sapiranga é a dos moradores do bairro São Luiz, que possuem residências próximas ao Arroio São Luiz. “A água do Arroio São Luiz já transbordou, saiu para algumas ruas e atingiu o loteamento que fica em frente ao Flavinho. Porém, ainda não houve necessidade de retirar os moradores de suas casas. A instrução, para quem precisar de auxílio, é entrar em contato com a Defesa Civil. Mas estamos monitorando a situação, fazendo rondas pelas áreas de risco. Além disso, as pessoas nos ligam para nos deixar a par das situações ao longo do dia”, comentou o coordenador. O telefone para contato com a Defesa Civil é 3599-9500 (ramal 259).