Acampamento Farroupilha de Sapiranga recebe vistoria do Corpo de Bombeiros

Sapiranga – O Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RS) realizou, na manhã desta sexta-feira (1º), a vistoria dos piquetes do Acampamento Farroupilha, que acontece de 1º a 20 de setembro. O objetivo da fiscalização é assegurar a segurança dos frequentadores do Parque do Imigrante durante o evento.

A maioria das estruturas que fazem parte do evento não são fixas – elas são levadas até lá ou montadas para este período determinado. No entanto, o Parque do Imigrante chega a receber mais de 15 mil visitantes por final de semana durante o acampamento, o que exige atenção com as normas de segurança.

Por exemplo, cada piquete precisa ter extintor de incêndio próprio, os bombeiros analisam se há a luz de emergência e placa de saída, também obrigatórios. Outro ponto que recebe atenção é a posição das geladeiras e fogões. “A grande maioria são estruturas de madeira, temos muitos fogões à lenha, churrasqueiras, esses itens precisam estar em distância ou posição segura”, destaca o comandante do CBM Sapiranga, tenente Mateus Bordignon.

No caso de algum dos itens inspecionados não estar de acordo com as normas, o responsável do piquete é notificado para que providencie essa correção. O Acampamento Farroupilha de Sapiranga cresce a cada ano e em 2023 serão 83 piquetes em atividade, conforme os bombeiros não há registro da necessidade de interdição. “Não temos registro, pelo menos nas últimas edições, de ter algum piquete que não se adequou, o acampamento aqui é um exemplo de organização e cuidado. Sempre tivemos êxito na aprovação dos piquetes, Sapiranga é uma referência inclusive de organização pra outros lugares”, completa o tenente Bordignon.

O Acampamento Farroupilha de Sapiranga ainda conta com uma equipe de bombeiros civis, contratada especialmente para o evento.

Por Prefeitura Sapiranga