Abrigo para moradores de rua já distribuiu cerca de 2 mil refeições

Colchões são dispostos respeitando o distanciamento necessário entre cada morador de rua Foto: Jonas Soares

Campo Bom – Desde abril, o município de Campo Bom conta com um abrigo para pessoas em situação de rua. O espaço dispõe de colchões, roupas de cama, toalhas de banho, itens de higiene pessoal, como creme dental, escova de dentes, sabonete, shampoo, condicionador, desodorante e aparelho de barbear. A capacidade permite receber até 25 pessoas por dia e. desde sua abertura, em 14 de abril, conta com 1,4 mil acessos por 72 usuários e distribuiu cerca de 500 refeições por mês.

 

O abrigo é destinado às pessoas já cadastradas no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Ao chegar no abrigo, cada usuário recebe roupas limpas, disponibilizadas pela Campanha do Agasalho, e tem seus pertences recolhidos e colocados em saco plástico, que é devolvido na saída. Após isso, eles seguem para o banho e, então, é servido o jantar. Para a hora de dormir, os colchões são alocados respeitando a recomendação de distanciamento proposta pelas autoridades de saúde. As capas dos colchões, dos cobertores e demais roupas de cama são trocadas todos os dias.
Todos os interessados em ocupar o local são recebidos por uma técnica de enfermagem que verifica os sinais vitais, se há febre ou outros sintomas. Casos que necessitem de atendimento mais especializado são encaminhados para a rede de saúde.

Uma equipe de segurança e um educador social ficam no local, sendo o segundo encarregado de realizar atividades socioeducativas.

Moradores de rua passam por triagem na chegada e só podem ficar durante a noite no espaço

Um levantamento da prefeitura, realizado em abril, antes de abrir o abrigo, contabilizou cerca de 80 pessoas em situação de rua cadastradas no Creas. A coordenadora geral da Assistência Social da Prefeitura de Campo Bom, Luciane Taufer, afirmou que é difícil manter esta população em confinamento. “Esse abrigo é um espaço oferecido de forma provisória e surgiu em função da Covid-19”, comenta.

Abrigo aceita doações

O abrigo funciona das 19h às 7h, no Centro Municipal de Educação (CME), na Avenida Emílio Vetter, 520, bairro Genuíno Sampaio. Para ajudar o abrigo com doações de roupas, alimentos e/ou itens de higiene pessoal, pode-se contatar o Creas pelo telefone (51) 3597-1248 ou pelo e-mail creas@campobom.rs.gov.br.