Abertura da primeira rua pela Prefeitura e o desenvolvimento da cidade

Sapiranga – Dezenas de moradores circulam diariamente pelo centro de Sapiranga. Talvez nunca tenham parado para imaginar quais foram as primeiras ruas do município, e considerar que nem todas elas eram asfaltadas nos primeiros anos após a emancipação.

A Av. João Corrêa, suas transversais e a 20 de Setembro, no entorno da antiga estação férrea, foram as primeiras ruas abertas pela Prefeitura. Nos primeiros anos elas eram de chão batido e, na sequência, receberam pavimentação com pedras de basalto.

Em 1975, na gestão do prefeito Nelson Nadler foi criado o Plano Diretor – que consiste em ser o principal instrumento de planejamento municipal para o desenvolvimento da cidade. Com o Plano Diretor foram previstas as primeiras ruas e avenidas que passaram a ser pavimentadas com pedras de basalto, como as principais rua coletoras: Rua Major Bento Alves, sentido Centro – Amaral Ribeiro, Rua Presidente Kennedy, sentido Centro – São Luiz; e Rua Duque de Caxias, sentido Centro – Centenário.

No ano de 1977, foi iniciada a pavimentação asfáltica. A primeira via a receber a melhoria foi a Av.20 de Setembro, que naquele momento recebeu a pavimentação asfáltica até o bairro Sete de Setembro, em apenas uma pista. Na sequência, a avenida foi ampliada até o bairro Amaral Ribeiro e bairro Oeste, já com asfalto.

Outras ruas passaram a ser abertas no município e aquelas que já tinham pavimentação com pedras de basalto passaram a ser asfaltadas. Conforme o engenheiro Gastão Vicente Klein, as ruas, primeiramente, receberam a pavimentação feita com pedras, porque o custo desse processo era menor.

Com o passar dos anos, a Av. 20 de Setembro não atendia mais a necessidade, foi quando se criou a Avenida Mauá, para distribuir melhor o trânsito. Quando então a Mauá se sobrecarregou foi aberta a perimetral norte – Travessão Ferrabraz – que facilitou o trânsito de quem circula na região norte da cidade, uma vez que corta o município de uma ponta a outra.

Avenida 20 de Setembro: a principal via de Sapiranga e que absorve trânsito da João Corrêa

Conforme o Plano Diretor de Sapiranga, a Av. 20 de Setembro foi planejada para ser a principal avenida da cidade, absorvendo o maior movimento de carros. A sua importância se dá pelos seguintes motivos: ela foi constituída no antigo leito da viação férrea; a avenida corta a cidade de leste a oeste; no trecho central da cidade ela faz parte do anel central e no sentido dos bairros ela se torna uma via coletora em direção ao Centro.

O Engenheiro Gastão Klein, explicou que, por outro lado, a Av. João Corrêa foi criada, conforme o plano diretor, para servir como uma avenida central, e atender a ciclistas, pedestres e turistas, não tanto aos veículos. A João Corrêa, nos seus primórdios era uma via de mão dupla. Foi quando recebeu asfalto que passou a ter sentido único e restrições quanto ao horário de circulação de ônibus e caminhões, definições que vão ao encontro do planejamento realizado, o de diminuir o movimento de veículos na João Corrêa, direcionando o fluxo para outras vias, como a Avenida 20 de Setembro.

Seguindo com o plano, entre 1975 e 1985, foi implementado o anel central na cidade – constituído pelas vias Av. 20 de Setembro, Rua Cel. Genuíno Sampaio, Rua Padre Réus e Rua Getúlio Vargas – também com a finalidade de diminuir o trânsito de veículos na Avenida João Corrêa, desviando carros, caminhões e ônibus para as ruas transversais, que interligam João Corrêa à 20 de Setembro. Isso hoje é perceptível também em relação às linhas de ônibus interurbano, que se utilizam desse anel central para a locomoção no centro de Sapiranga.
Para facilitar o deslocamento e acesso aos bairros foi então planejado o anel de contorno do município, ainda hoje em execução, formado pela Av. Mauá, Av. Antão de Farias, Rua Saldanha da Gama, Rua Gel. José Antônio Flores da Cunha e Rua Alberto Schmidt. O que falta para a finalização do anel é a ligação da Av. Mauá à Antão de Farias, entre os bairros Centro e Sete de Setembro, fazendo fluir melhor o trânsito da Mauá.