Abandono de cães reflete nas ruas dos municípios

Região – Quem anda pela área central de Campo Bom percebe a circulação tranquila de matilhas de cães. Eles se aproveitam da caridade das pessoas, que sensibilizadas pela situação de abandono, fornecem alimentos aos animais. Entre os pontos de “convívio” dos animais de rua estão o paradão da Av. Brasil e a Praça João Blos (pontos onde a reportagem flagrou os animais ao lado).
Além de mostrar o desrespeito das pessoas que abandonam seus bichos de estimação sem recentimento algum, a situação dos cães soltos nas ruas dos municípios da região mostram a necessidade do poder público agir. Consciente da situação de abandono de animais em Campo Bom, o secretário de Meio Ambiente, José Orth, explica que está programado para o dia 17 de maio, no Largo Irmãos Vetter, a 2ª edição do evento que busca diminuir os indíces de abandono: o Bicharada Fashion. “Será um dia para quem quer fazer a adoção responsável escolher o seu cão ou gato”, destaca. Um projeto futuro da Secretaria é viabilizar um veículo motorizado para realizar a castração de animais previamente cadastrados.
Em Sapiranga:
Melhorias no canil
O Canil Municipal de Sapiranga está passando por reformas que possibilitarão a ampliação dos serviços prestados e qualificarão o atendimento aos cães e gatos. O poder legislativo destinou R$50 mil para as melhorias e a construção de uma sala de cirurgia. A capacidade atual são 150 cães.
Castração de cães
A Vigilância Sanitária de Sapiranga pretende iniciar as castrações dos cães que estão no canil e também dos animais pertencentes aos moradores de baixa renda. A meta é castrar 250 animais anualmente. Devido a problemas de estrutura, o gatil de Sapiranga está desativado desde 2010.
Falta Estrutura
Não estão sendo mais aceitos cães no canil de Sapiranga pela falta de estrutura. Apenas serão recolhidos os animais que estiverem passando por sérios problemas, oferecendo riscos à comunidade, atropelados ou sofrendo maus tratos ou precisando de cuidados, é que serão recolhidos.
Cães com chip
Também serão feitas melhorias na ala dos filhotes e cadelas de crias e animais que chegam doentes. Após a conclusão das reformas no Canil de Sapiranga, todo animal castrado que sair do canil receberá um chip implantado na região da nuca, para ser monitorado pela equipe da Vigilância Sanitária.