A Importância do planejamento no tratamento com implantes

Os implantes dentais oferecem a possibilidade de reabilitação protética do sistema estomatognático, permitindo o restabelecimento da função, estética e fonética adequadas, além de devolver ao paciente sua auto-estima. Quando se pensa na reabilitação bucal com implantes, um aspecto importante que não pode ser desprezado pelo paciente e pelo profissional é que a sua posição é imutável. Depois de realizado o implante inadequadamente, pode ser impossível uma finalização satisfatória.

O tratamento reabilitador, através de implantes, deve ter início com a moldagem do paciente, a montagem e análise da relação entre as arcadas dentárias superior e inferior, medição de espaços e construção de próteses provisórias diagnósticas, quando o paciente e o profissional poderão antever o resultado final. Juntamente com os exames complementares de diagnóstico por imagem, tomografias computadorizadas, assim como a utilização de recursos como a fotografia digital poderão ser evidenciados aspectos positivos e possíveis limitações do futuro tratamento: a quantidade e a qualidade de tecido mole e tecido ósseo, número e posição dos implantes, bem como a necessidade de intervenções para atender o planejamento prévio e a plena satisfação com o resultado pretendido, entre outros.

Uso de biomateriais tornam tratamentos mais simples

Hoje em dia, tratamentos antes extremamente complicados e inatingíveis para a grande maioria dos pacientes tornaram-se mais simples, rápidos e previsíveis com a utilização de biomateriais, substitutos ósseos, implantes curtos e estreitos, cirurgia guiada (sem incisões), diminuindo consideravelmente o custo, a complexidade e os riscos do tratamento.

A reabilitação oral, através de implantes, desde as mais simples às mais complexas, num contexto atual de excelência clínica, envolve uma íntima relação entre paciente e profissional, e em muitos casos, de profissionais de outras especialidades odontológicas, otimizando assim o resultado final, a qualidade e a longevidade dos benefícios conseguidos.

Sendo assim, conclui-se que o sucesso do tratamento reabilitador com implantes (ou mesmo sem implantes, através de próteses convencionais) está diretamente relacionado com o planejamento inicial e uma correta abordagem clínica na sua execução através de um profissional sério, qualificado e experiente. Até o próximo.

Dr. Danilo Schneider Especialista em Implantodontia ABORS
Mestre em Prótese Dentária PUCRS