A importância do Jovem Aprendiz para adolescentes

Foto: Divulgação Senac

Por Assessoria Senac-RS

Há uma lei no Brasil chamada de Lei da Aprendizagem e, de acordo com ela, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções exijam formação profissional. Por isso, as empresas respondem pelo processo seletivo do estudante.

É por meio do Programa de Aprendizagem Comercial, também conhecido como jovem aprendiz, que o Senac promove a inserção de jovens com idade de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. A empresa contrata o Jovem Aprendiz e o inscreve no Senac. A partir daí ele alterna jornadas na escola de educação básica, nas unidades do Senac e na empresa. O programa contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e cidadania, a partir da compreensão das características do mundo profissional e de seus fundamentos técnico-científicos.

Segundo o docente dos cursos de Aprendizagem Comercial do Senac Novo Hamburgo, Patrick Andretti da Silva, o Programa Jovem Aprendiz é de grande importância para os adolescentes, pois facilita a inserção no mercado de trabalho ao mesmo tempo que os prepara, com uma qualificação ampla, permitindo que atuem em vários segmentos da organização. “Estarão preparados em questão de conhecimentos e habilidades que são aperfeiçoados em sala de aula e na prática. Já para as empresas, o diferencial é que recebem um futuro profissional apto para atuar em diferentes áreas da organização”, afirma.

A metodologia dos cursos de Aprendizagem Comercial, de acordo com o docente, divide-se em conhecimentos que são compartilhados em sala de aula por meio de conteúdos passados pelo professor, vídeos, debates entre os jovens e convidados que possam participar e agregar experiências. Também são exercidas atividades práticas que exigem atenção, dedicação e uma visão sistêmica sobre os temas abordados e trabalhos propostos, bem como a prática supervisionada com a empresa, que agrega inúmeros conhecimentos e experiências compartilhadas e utilizadas como cases em sala de aula.

Devido à metodologia do Senac Novo Hamburgo, a escola é referência na região do Vale dos Sinos, onde busca aprimorar conhecimentos e habilidades de cada jovem, instigando a ampliar horizontes e visar um futuro promissor na carreira que decida seguir. “Trabalhamos com excelência, sempre visando o melhor resultado para nossos alunos, empresas parceiras e equipe”, destaca Patrick.

Mais informações sobre o Programa Jovem Aprendiz do Senac Novo Hamburgo podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/nh, pelo telefone (51) 3553-7350 ou ainda WhatsApp (51) 98496-0488.