A Casa do Imigrante em Sapiranga

Inaugurada em julho de 2019, a Casa do Imigrante, construída dentro do Parque Municipal do Imigrante, é uma réplica das antigas e típicas casas enxaimel edificadas pelos primeiros imigrantes que povoaram nossa região.

Com um espaço total de 203, 52m², a casa conta com sala de exposição, administração, dois banheiros, copa e sótão habitável. E abriga itens que contam a história da imigração alemã, além de sediar o Departamento de Turismo do Município.

Construída com verba proveniente de um Termo de Ajustamento do Ministério Público do Rio Grande do Sul, não contou com investimento da Prefeitura. O valor investido foi proveniente de uma multa aplicada a uma empresa de São Paulo que cometeu crime ambiental no município, sendo condenada a retratar os danos.

Com dimensões de 14,5 x 9,5 m², a construção visa replicar o estilo enxaimel que consiste em edificações com paredes montadas com hastes de madeira encaixadas umas às outras em posições inclinadas, horizontais e verticais, cujos espaços são preenchidos com pedras ou tijolos. Na casa presente no parque, foram utilizados madeiras e alvenaria de tijolos, telhas cerâmicas e piso de ladrilho e madeira.

O espaço está aberto para visitação de segunda a sábado, das 12h30 às 18h30.