Cessão da 4 Colônias à Campo Bom segue em análise

Campo Bom – A estrutura da extinta Escola Estadual de Ensino Fundamental Quatro Colônias, em Campo Bom, segue fechada, desde dezembro de 2013, data do último ano letivo. As instalações sofrem desde então com o agir das condições climáticas e com a falta de manutenção. Em julho de 2017 a Prefeitura solicitou a cessão do prédio ao Estado. O processo, cujo trâmite iniciou na Secretaria de Educação, agora está em análise pela Secretaria de Administração e Recursos humanos (SMARH). Segundo a Secretaria de Educação do Município, em dezembro de 2018, foi recebida a confirmação da aprovação do pedido de cedência da Escola para Campo Bom, a fim de, após reformas e adequações, implantar a 24ª Escola Municipal de Educação Infantil, visando atender a demanda. No entanto, durante 2019, a Smec não conseguiu dar continuidade ao processo. A Prefeitura ainda aguarda a liberação oficial do local por parte do estado. Assim, conforme o próprio prefeito, ele irá pessoalmente até a Secretaria Estadual (SMARH) para resolver a situação.

Prefeito quer liberar escola

“Estou indo à Porto Alegre na semana que vem, para ver se consigo liberar a escola 4 Colônias, porque em dezembro recebemos a promessa de que na virada de 2019 conseguiríamos liberar. Era só passar no Conselho Estadual de Educação para ser aprovado, que teria uma reunião em fevereiro. Passou e nada. Vou lá para ver se consigo saber quem é que está complicando na questão da 4 Colônias”, destacou o prefeito.

Educação infantil será priorizada

Os planos da Administração para a estrutura da antiga escola 4 Colônias é transformá-la em uma escola de educação infantil, o que irá auxiliar na redução do déficit de vagas da área. “Estou indo lá, pedi uma audiência, porque não tem fundamento deixar a escola se deteriorar. E alí conseguimos colocar entre 130 e 180 crianças. Hoje, temos uma defasagem de 220 crianças, então, se eu entrego aquela escola, com mais a ampliação da Amiguinho, que estamos fazendo e vai aumentar mais 60 vagas, praticamente, poderíamos dar uma equilibrada boa nessa questão”, salienta o prefeito.

Orsi ainda pontua que, na região do bairro 4 Colônias, diversos empreendimentos estão sendo desenvolvidos, como a Cooperpoli, com um novo loteamento habitacional, o que trará, em um futuro próximo, a necessidade de uma escola no bairro. ” A escola ficou um lugar bem legal. Ela era fora, e hoje está dentro do que o futuro está prevendo para nós ali”, ressaltou o prefeito. A projeção financeira para adequação da estrutura fica entre R$300 e R$400 mil. A intenção é abrir vagas de N1 e N2, para crianças de 1 a 3 anos.

Texto: Sabrina Strack