Curtas da Esfera Pública: Procuradoria da mulher, captação de recursos, barragens e mais

Deputado Issur em Campo Bom

Campo Bom- O deputado estadual Issur Koch (Progressistas) esteve na Câmara de Vereadores de Campo Bom e agradeceu os mais de mil votos recebidos e se colocou à disposição da comunidade. “Quero ser parceiro de Campo Bom e da Educação, pois acredito que o País que queremos começa na sala de aula”, destacou. Antes da sessão, Issur foi recebido por vereadores e a cúpula progressista local.


Vice-prefeito de “casa nova” em Sapiranga

Sapiranga- Que o atual vice-prefeito, Gilberto Goetert (MDB) e a cúpula dos Progressistas não se bicam desde o início do segundo mandato da prefeita, Corinha Molling, todos sabem. Essa semana, um novo capítulo dessa novela foi escrito. Até a sexta-feira (8), Beto despachava de uma sala no primeiro andar do Centro Administrativo. Mas, o caldo engrossou. Núcleo duro da administração Progressista determinou que a sala do vice-prefeito fosse transferida para o Ginásio Nenezão.

Beto, que deseja concorrer à Prefeitura de Sapiranga em 2020, não gostou nada da atitude. “A Administração Municipal efetuou a troca de endereço da sala do vice-prefeito, tendo em vista que o local é pouco utilizado por ele”, disse nota enviada pela Prefeitura de Sapiranga ao Jornal Repercussão. Na antiga sala de Beto, Corinha determinou que seja instalada uma ouvidoria, para o cidadão ter um canal acessível e ainda mais direto com a Administração Municipal.


Procuradoria da Mulher

Sapiranga- O Projeto de Resolução da vereadora sapiranguense, Rita Della Giustina (PT), que cria a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores será votado na próxima semana na Câmara. “Este projeto vai ao encontro de situações absorvidas no gabinete da vereadora, onde mulheres buscam auxílio em situações de vulnerabilidade e violência”, explica Rita. A ideia é organizar a implantação de políticas públicas que favoreçam e devolva a autonomia às mulheres. “A cada dia surge mais a necessidade de reunir a comunidade e explicar que existe uma legislação de combate à violência contra a mulher”, cita a vereadora.


Revisão do modelo de publicação dos atos oficiais e editais

Leonardo Braga

Sapiranga- Vereador sapiranguense, Leonardo Braga (PSDB), indicou à Prefeitura revisão do atual modelo de publicação dos atos oficiais e editais. Braga sugeriu que Sapiranga deve adotar o mesmo modelo praticado pela Prefeitura de Campo Bom e que reduziu os gastos publicando esse tipo de expediente no portal da FAMURS. O líder do PSDB também entende que em publicações institucionais de festas e eventos, a veiculação deve abranger os veículos de comunicação do município, pois esses geram empregos e impostos para a cidade, além de serem mais acessíveis para a população.


Congratulações

Região- O aniversário de seis anos do Jornal Repercussão foi lembrado por centenas de leitores e lideranças nos municípios de abrangência. Nas sessões das Câmaras, não faltaram elogios pelo trabalho desenvolvido por este veículo, votos de sucesso e de vida longa para o Repercussão. Entre àqueles que usaram o microfone e amplificaram o parabéns estão os vereadores de Nova Hartz, Oséias da Cruz Oliveira e Jaques Scalcon. Em Sapiranga, Valmir Pegoraro, Olivia Steigleder, Rita Della Giustina, Egon, Juca e Dico também deixaram o seu parabéns. Em Campo Bom, Max de Souza, enviou felicitações e a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sapiranga também desejou sucesso. Confira trecho do recado enviado pelo coordenador da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sapiranga, Hermes Rech, à redação. “O aniversário de seis anos é a comprovação do êxito do trabalho, graças à competência, dedicação e profissionalismo da equipe. Parabéns pela atuação de um jornalismo sério e competente”, conclui. Amigos, leitores, assinantes e parceiros comerciais, muito obrigado pelo carinho!


Captação em Brasília

Nova Hartz- O secretário de Planejamento e Captação de Recursos de Nova Hartz, Willian Rodrigues da Silva, está preparado uma nova peregrinação à Brasília na próxima semana. Além de cumprir agendas em ministérios e no FNDE, a ida à Brasília do secretário possui outro propósito fundamental: estabelecer novo networking (rede de contatos) com os recém-eleitos deputados federais (Marcel Van Hattem, Novo, e Lucas Redecker, PSDB), assessores e responsáveis por encaminhamentos de projetos nos ministérios. “Agora, sem o ex-deputado Renato Molling, é necessário reconstruir essa ponte de ligação”, disse o secretário, que embarca no dia 19 de fevereiro e volta no dia 21 de fevereiro.


Barragem no Arroio da Bica

Nova Hartz- O rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, gera os seus reflexos em Nova Hartz. Desde o início do seu mandato o vereador Oséias da Cruz Oliveira (MDB), tem demonstrado preocupação com a atual estrutura da barragem existente no Arroio da Bica, que é uma propriedade particular. Documento obtido através de articulação com o deputado, Gabriel Souza (MDB), e despachado pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH), estrutura ligada à Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, revela que o DRH fará busca documental nos arquivos sobre a estrutura, a oficialização do proprietário para recuperar o canal de fuga e a adequação quanto à Lei de Segurança de Barragens.


Início acelerado em Araricá

Araricá- Uma das características dos trabalhos legislativos no município é a tranquilidade na discussão dos projetos. Evidente, que em um ou outro momento, o tom sobe. Nessa primeira sessão de 2019, o ritmo começou acelerado. Logo de cara, Marcelo Madeira (MDB), foi para a tribuna e leu três páginas do seu requerimento que solicita a abertura de uma CPI. A proposta foi bem aceita e obteve a assinatura de outros dois colegas – Oséas Garcia (PSDB) e Ademir Pedro Kautzmann (MDB). A intenção é investigar fatos relacionados às empresas terceirizadas. Entre outros aspectos, o vereador citou que trabalhadores foram contratados sem a assinatura da carteira de trabalho e as contratantes, supostamente, não teriam quitado os direitos trabalhistas dos empregados e impostos ao erário público.