68 anos de Sapiranga: Centro de Cultura

Sapiranga – Principal palco das manifestações artísticas em Sapiranga, o Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck foi inaugurado em outubro de 1988 e nos seus 35 anos de atividades conquistou o carinho de gerações de sapiranguenses.

Todo aluno regular na rede pública ou privada, em algum momento participou de evento no Centro de Cultura. Hoje, a maioria das escolas possuem auditórios ou espaços amplos onde é possível realizar apresentações, mas, em meados dos anos 1990 e 2000, o Centro de Cultura era uma das poucas opções com estrutura para estas manifestações. A homenagem ao professor, historiador e escritor Lúcio Fleck foi oficializada pela Lei Municipal N.º 2.673, de 23 de agosto de 2000.

Com capacidade para 492 espectadores, o local sedia peças de teatro, shows, seminários, palestras e projeções cinematográficas para todos os gostos e já recebeu montagens de sucesso nacional e internacional. O saguão também é utilizado para exposições e workshops, fazendo do espaço uma verdadeira casa de cultura.
Hoje, a estrutura com área superior a 1.300 m², abriga também a Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto. Há um planejamento de revitalização do espaço com modernização do palco, pontos de acessibilidade e iluminação. O projeto aguarda previsão de recursos para ser finalizado. Regularmente, o espaço recebe trabalho de manutenções, como na parte elétrica, telhado e no jardim do entorno. E mesmo depois de aprovada a reforma, o Centro de Cultura Lúcio Fleck deve manter as características originais do prédio que faz parte da história do município.

Por Cláudia Silva