47ª Francal trouxe bons negócios para empresas da região

Ação | Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz foram representadas

Região – Entre os dias 6 e 9 deste mês, empresas de Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga participaram da 47ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), no Anhembi, em São Paulo. De Campo Bom, estiveram presentes as empresas Tricouro, JL de Menezes, Studio Acesso e Mario Hugo, que receberam subsídio da Prefeitura Municipal, em 50% do valor do estande. Do município de Nova Hartz, participaram as empresas Via Marte e Ramarim. Conforme o secretário municipal de Gestão, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Adrione Fabiano Britto, neste ano não houve solicitação de empresas de Médio e Pequeno Porte que podem usufruir do benefício do Estande coletivo do RS na Feira.

Representando Sapiranga, estiveram 16 empresas do município, para quem a Prefeitura subsidiou um terço do valor do estande.

Momento de incerteza

Para o vice-prefeito de Campo Bom, Marcos Riegel, que acompanhou as empresas durante a Francal, a mostra reflete o momento de incerteza econômica vivido no país. “Foi a edição de menor movimento dos últimos anos. Na contramão deste quadro, o Pavilhão do Rio Grande do Sul obteve resultados significativos, com um maior volume de movimentação financeira. São números que não abrem novos postos de trabalho, não geram horas extras, mas devem segurar os existentes por mais algum tempo”, diz.

“A Francal oportunizou a retomada na produção de calçados das nossas empresas”, diz Eloi Antônio de Paula, secretário do Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e Turismo de Sapiranga.

Redução da jornada de trabalho sem alteração de salários

A redução da jornada de trabalho e corte de 30% do salário para os trabalhadores foi aprovada em caráter provisório pela presidente Dilma Rousseff. A indústria calçadista da região, porém, não está de acordo com a medida. Para Júlio Cavalheiro, presidente do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e região, apenas a redução da jornada de trabalho, em duas horas, é válida. “Vamos nos reunir nesta quinta-feira (16) para discutir essa redução, mas sem reduzir o salário”.

É a mesma proposta que João Batista Xavier da Silva, presidente da Federação Democrática dos Sapateiros do RS, quer propor. “Já vínhamos discutindo a questão da jornada de trabalho há anos. Queremos que passe de 44 para 42 horas semanais e vamos levar esta proposta, no dia 1º de agosto, para toda a pratronal do estado”.