3ª edição da Sapiência ocorre semana que vem em Sapiranga

Pesquisas científicas | Mostra pode ser visitada nos dias 25 e 26

Na próxima semana, entre os dias 25 e 26 de novembro, ocorre em Sapiranga a terceira edição da Sapiência, mostra dos trabalhos de pesquisa científica realizada pelos alunos do Ensino Médio do município. Neste ano, a Sapiência ocorre nas dependências do Instituto Estadual Mathilde Zatar, no bairro São Luiz, e receberá trabalhos das escolas Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio, Instituto Estadual de Sapiranga e Instituto Estadual Professora Nena – Ciep, além de pesquisas dos alunos do próprio Mathilde Zatar. Visitações podem ser feitas nas manhãs dos dias 25 e 26 e na tarde e noite do dia 26.

Pesquisas premiadas vão à Mostratec e Febrace

Na 3ª Sapiência, os visitantes podem conferir os trabalhos das 8h às 12h (nos dias 25 e 26) e na tarde (das 13h às 17h) e noite (das 18h30 às 21h), no dia 26, sendo que estudantes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental podem visitar a mostra mediante agendamento prévio da escola. Como premiação, os alunos cujas pesquisas conquistarem 1º e 2º lugar, ganharão passaporte para a Mostratec em Novo Hamburgo e o 3º lugar participará da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que ocorre em São Paulo.

Incentivo à pesquisa como instrumento de transformação social

Para Liriane Pizzani de Moura, supervisora do Instituto Estadual Mathilde Zatar, é importante prestigiar os trabalhos de pesquisa, já que a Sapiência procura incentivar a prática entre os estudantes. “Nosso objetivo é incentivar a busca por pesquisas que tenham fundo social, aplicar de uma forma prática esse conhecimento, de maneira que ele possa gerar transformação na sociedade”, comenta Liriane.

A Sapiência é uma feira itinerante, que troca de escola sede a cada ano. Nesta edição, será realizada no Mathilde Zatar, apresentando pesquisas que abordam os mais diversos temas, entre eles, Artes, Biologia, Tecnologia da Informação, Medicina, Ciências Humanas e Química.

“Em função desses temas variados, procuramos profissionais de diferentes áreas para serem jurados. Inclusive, como nossos alunos premiados irão para a Mostratec e Febrace, buscamos trazer também universitários que desenvolvem pesquisas e professores universitários”, explica Liriane.

Crédito da foto: I.E. Mathilde Zatar