37 redutores de velocidades serão instalados em Sapiranga

Locais com grande fluxo de veículos e passageiros necessitam de redutores de velocidade para ampliar segurança Foto: Deivis Luz

Sapiranga – Os populares quebra-molas, equipamentos habituais nas ruas e avenidas das cidades ao redor do mundo, serão instalados nas próximas semanas em diversos pontos do município.

 

O secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, revela que a Prefeitura está comprando o asfalto através do Departamento de Mobilidade. “Estamos adquirindo esse material e a execução do trabalho ficará por conta da Secretaria de Obras e por ser mais barato”, pondera Carlos Maurício Regla.

 

Estes equipamentos serão instalados em pontos de grande fluxo de veículos, em especial, nos locais que recentemente receberam pavimentação. “Quando vamos colocando novos asfaltos, além da velocidade que esses carros andavam, ainda andam mais rápido quando o asfalto é implantado”, explica o secretário.

 

Para os próximos projetos de pavimentação e asfaltamento, a Secretaria de Planejamento incluirá na execução destes trabalhos, estudando a real necessidade, a instalação de novos redutores de velocidade onde existir necessidade.

A instalação de quebra-molas precisa seguir uma série de normas técnicas. “Podemos instalar próximo de escolas, áreas residenciais com muitas crianças, mas, acima de tudo, sempre respeitando a legislação e dentro das normas técnicas dos órgãos competentes. Quando surge a solicitação, o Departamento de Mobilidade estuda a real necessidade”, cita o secretário.

Mensalmente, a Prefeitura recebe dezenas de pedidos para melhorias na malha viária do município. E, entre os campeões de solicitações, estão os redutores de velocidade, que são instalados após minucioso levantamento técnico.

Guarda de Trânsito aprova ação

O responsável pela Guarda de Trânsito de Sapiranga, Sidinei Soares, comentou sobre a importância de desenvolver um trabalho multisecretaria para chegar ao objetivo nesse tipo de iniciativa. “A Guarda de Trânsito unifica os dados estatísticos nos locais solicitados e cruza com os pontos com grande risco e grau de acidentes. Desta forma, estudamos a colocação/instalação destes redutores de velocidade. Como agente de trânsito, consideramos muito importante a redução de velocidade dos veículos. Existem outros meios, mas alguns, se tornam muito caros, e o redutor de velocidade, ele se torna prático e rápido para poder inibir a velocidade naquele local que é o causador de muitas vezes, riscos e acidentes”, pondera o servidor público.