2021 começa com oportunidades de emprego em diversas áreas na região

Oferta por vagas tem crescido nas agências do Sine da região (Foto: Divulgação)

Região – A pandemia do coronavírus atingiu de forma drástica a economia dos municípios e das famílias. As demissões ocorreram e muitos tiveram que se reinventar. No entanto, já há boas expectativas. As empresas voltaram a contratar. Prova disso, são as vagas ofertadas através das agências do Sine da região, como Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga.
Na região de cobertura do Grupo Repercussão, Campo Bom é a que mais oferece oportunidade de empregos. Na terça-feira, dia 12, eram 205 vagas. “Desde o final do ano passado, tivemos uma retomada de oportunidades bem grande. Estamos desde o mês de outubro com mais de 100 vagas em aberto. Porém, até o final de dezembro, e não somente em Campo Bom, mas geral, estávamos com grande dificuldade de conseguir trabalhadores, pois não havia gente para trabalhar”, disse Fernando Henrique Trott, coordenador do Sine de Campo Bom. Uma das justificativas para essa dificuldade eram os auxílios emergenciais e também rendas informais que faziam as pessoas não procurarem emprego. “No dia 4 de janeiro, tive um aumento de 750% de procura no meu WhatsApp por vaga de emprego no nosso espaço. É uma pena, porque agora essas pessoas irão lidar com uma demanda enorme e uma oferta menor em comparação. Antes a oferta era boa e a demanda menor. As vagas estão boas, são áreas variadas. É um dos melhores inícios de ano. Infelizmente tem isso, que vieram procurar só agora”, completa Fernando.

Dicas de como não errar na hora de procurar emprego

Para quem deseja ser reinserido no mercado de trabalho ou até mesmo conquistar sua primeira oportunidade em uma empresa, a diretora e psicóloga Mayara Rácz Martini, da Iniciativa RH, reforça algumas dicas e também adverte sobre algumas atitudes que devem ser observadas pelos candidatos. “O profissional precisa saber que hoje, com o mundo globalizado, ele não é somente avaliado pelo primeiro contato que faz com a empresa. Tudo é avaliado, como ele faz esse currículo chegar até a empresa, se há erros de português, se o documento está bem apresentável, qual a situação do papel, se contatos estão corretos. Outra coisa, o profissional também é avaliado pelas suas redes sociais. Hoje, muitos empregados, além do currículo, as empresas também procuram saber quem é a pessoa que pode vir a ser contratada”, destaca ela.
Mayara reforça, ainda, a importância da atualização e busca por conhecimento. “Durante a pandemia, quantos cursos de atualização você fez? Há uma enxurrada de cursos online gratuitos na internet. Mesmo que a pessoa tenha pouca ou nenhuma experiência, mas se ela procurou se aperfeiçoar, mostra que busca melhorar de vida e isso conta pontos favoráveis”. O comprometimento do candidato também é essencial. “Marcou entrevista? Chegue 10 minutos antes! Já tivemos casos de pessoas que não comparecerem e sequer avisaram. Seja comprometido, pontual e tenha boa comunicação”. Mayara também indica o uso da a plataforma de emprego LinkedIn.

Boas novas

Em Nova Hartz, município menor, também há vagas disponíveis. Nesta semana, eram seis. Em Sapiranga, há oportunidade para 36 diferentes profissões. “Temos bastante vagas e, nesta semana, entrou muita coisa nova. As empresas estão voltando do período de férias e isso, por consequência, acaba abrindo vagas e faz girar novamente”, disse a coordenadora do Sine de Sapiranga, Simoni Rosana Haas. Sobre as vagas disponíveis, são as mais variadas. “Há oportunidades que exigem qualificação e são direcionadas e outras que não”, comenta. Quem está procurando emprego pode entrar em contato com as agências e, através delas, é possível saber as vagas e o que as empresas exigem.