2.º CRAS de Portas Abertas no bairro São Luiz será na próxima quinta-feira, 17

Na próxima quinta-feira, 17 de outubro, a Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará um evento gratuito para as famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Luiz. A programação do 2º CRAS de Portas Abertas ocorrerá das 14 às 16 horas, na Unidade de Referência Assistência Social localizada na Rua Ernesto Antônio de Paula, 715, Bairro São Luiz e contará com diferentes atividades. A prefeita Corinha Molling enaltece as ações do CRAS junto a população. “O trabalho especializado que os CRAS oferecem junto com a rede local de atendimento, oportuniza melhorias na vida das famílias e permite que os encaminhamentos necessários ocorram de maneira correta”.
Durante o CRAS Portas Abertas, haverá apresentações de danças do Grupo de Convivência Idoso São Luiz e oficinas de danças do Balé Folclórico Origens dos estilos Balé e Carimbó. Cama elástica, música e distribuição de pipoca também integram a programação.

CRAS São Luiz

Localizado na Rua Presidente Kennedy, 2462, o CRAS São Luiz atende anualmente mil famílias e referenciam cinco mil. São ofertados serviços como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que asseguram as proteções sociais e amplia a capacidade protetiva da família, a densidade das relações de convívio e sociabilidade, cria condições de acolhida, reduz as fragilidades da vivência e sobrevivência.

Os Serviços desenvolvidos no CRAS São Luiz buscam alcançar a população em situação de vulnerabilidade social, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimentos fragilizados, além de vivenciar situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros. Procura-se atender em especial as famílias beneficiárias de programas de transferência de renda ou famílias com membros que recebem benefícios assistenciais, como Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada. Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são desenvolvidos através dos Grupos de Convivência Idoso, Grupos de Convivência para Pessoa com Deficiência, Grupos de Convivência para Adolescentes, Brinquedoteca para crianças de 4 a 6 anos, Apoio Socioeducativo Em Meio Aberto (ASEMA) para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, Grupo de Mulheres para Geração de Trabalho e Renda e Grupo de Orientação da Psicologia.

Fonte: PMS