16,4 milhões de brasileiros ainda aguardam aprovação para ter direito ao auxílio emergencial

País – 16,4 milhões de brasileiros ainda não receberam a confirmação se têm direito ou não ao auxílio emergencial pago pelo Governo Federal. A confirmação é dada pela Dataprev e o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal, que também está com problemas no aplicativo Caixa Tem, por onde o dinheiro do auxílio pode ser movimentado.

Espera-se que nesta quarta-feira, 13, a Caixa homologue 14,7 milhões de cadastros aprovados para o recebimento do auxílio. Estes cadastros fazem parte dos 16,4 milhões que ainda não receberam a resposta da Dataprev.

Segunda parcela

A segunda parcela, que chegou a ter a antecipação divulgada, permanece sem data marcada para ser paga.

O motivo seria o fato de que a Caixa não pode pagar a segunda parcela antes de concluir o processamento e pagamento de todos que já pediram o auxílio, além disso o atraso no calendário do governo teria sido causado pelo grande número de inscritos, bem maior que o esperado, o que necessitou da solicitação de mais crédito.

Pagamentos indevidos

O Ministério da Defesa informou que 73.242 militares receberam o auxílio emergencial indevidamente, incluindo pensionistas e dependentes. A pasta afirma que os comandos das Forças Armadas abriram investigação sobre a participação de cada um dos seus integrantes em irregularidades e que os valores recebidos deverão ser devolvidos a União.