Amvag pede solução para bloqueio próximo ao pedágio da RS-239, em Campo Bom

Valeta obstrui passagem de veículos na Rua João Lampert. Foto: Jauri Belmonte

CAMPO BOM – Em meio ao transtorno que motoristas têm enfrentado ao usar RS-239, especialmente no trecho que passa pela cidade de Campo Bom, a Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) se manifestou, nesta quinta-feira (6), pedindo uma solução. Desde o fim da manhã desta quarta-feira (5), uma valeta aberta pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está bloqueando o acesso à Rua João Lampert.

A via serve como opção de desvio do pedágio, assim como um acesso ao bairro Aurora. Na tarde desta quinta-feira, uma abertura que permitia a passagem de veículos menores foi feita. Informações extraoficiais dão conta de que populares tomaram a iniciativa, após uma empresa terceirizada da EGR colocar pedras irregulares no local.

Confira, abaixo, a nota da Amvag:

A Associação dos Municípios do Vale Germânico vem a público externar sua surpresa e preocupação com a atitude da EGR que, de forma unilateral, interferiu no direito de ir e vir dos moradores de nossa região bloqueando com um valo um acesso de grande fluxo de veículos junto à ERS 239 em sua intersecção com a avenida João Lampert, em Campo Bom. A cratera está impossibilitando os veículos de acessarem a via opcional para quem não deseja pagar o pedágio, repercutindo dessa forma na vida de todos os moradores da região que utilizam a rodovia e que fazem esse trajeto há muitos anos, numa clara violação dos direitos constitucionais. Em pleno feriadão de Páscoa quando o fluxo de veículos é muito mais intenso somos surpreendidos com essa situação sem prévio aviso à prefeitura associada. Além de esclarecimentos quanto ao episódio os prefeitos da região, por meio da Amvag, solicitam à EGR a imediata solução do problema. A Amvag também manifesta seu apoio ao prefeito Luciano Orsi e à comunidade de Campo Bom.