1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim… a Páscoa vem chegando!

Região – A época mais apetitosa do ano está chegando para a felicidade das crianças, adultos e até a melhor idade. A Páscoa movimenta o consumo de chocolates e faz diferença no bolso do consumidor. Assim como outras datas festivas que demandam de presentes, a Páscoa reflete anualmente um aumento expressivo na porcentagem de vendas e lucros de grandes, ou pequenas redes.
Este ano não será diferente, e ainda pode apresentar algumas mudanças em função da época do ano apresentar uma variável sazonal muito grande. Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, do total de compras a serem feitas pelo consumidor, a maioria do consumo será registrada em supermercados.  
Com relação ao produto, aposta-se na venda de eletrônicos, pois alguns estabelecimentos ainda trabalham com promoções para queima de estoques. O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, ressalta que outras opções de venda também têm de ser pensadas – “A criatividade no comércio tem feito que o consumidor encontre muito mais opções de presentes para a data. Segmentos como os de perfumaria apostam em elementos decorados e embalagens personalizadas que diferenciam e valorizam o presente” – afirma Koch.
Já o presidente do Sindilojas-NH, Gerson Muller, afirma que a estimativa de aumento das vendas na Páscoa deste ano é de 5%, e que a comercialização é direcionada ao consumo de chocolates – “A data é mesmo para a venda de chocolates. É isto que as pessoas procuram. Mas sempre tem quem goste de dar roupas de presente” – ressalta Muller.
CRESCIMENTO DE 10%
Duas redes de supermercados foram consultadas, para saber o crescimento das vendas e de profissionais. Ambas afirmaram que não são contratados novos profissionais neste período, mas afirmaram que esperam um crescimento de 10% em relação a 2012. Além disso, ressaltam que a venda cresce também em outros produtos. Segundo um dos  gerentes, aumentam cerca de 15% as vendas gerais – “A época em si é de grande aumento na comercialização de diversos produtos, como peixes, por exemplo. Além disso, as pessoas vêm ao mercado em busca de um determinado item, mas acabam comprando outros” – ressalta. 
Agas projeta aumento nas vendas
Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, ao contrário de 2012, quando os ovos para adultos deram o tom da Páscoa, agora seu foco volta para o público infantil. Em média, os itens para a Páscoa estarão 5,6% mais caros que em 2012 (índice não deflacionado).