Secretário estadual fala sobre estudos para possível concessão de mil quilômetros de rodovias gaúchas

Região – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) executará estudos técnicos necessários para conceder à iniciativa privada mais de mil quilômetros de rodovias gaúchas. O secretário extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi, que acompanha as primeiras reuniões entre os técnicos do governo do Estado e do BNDES, conversou com a reportagem do Jornal Repercussão. Isso por que três rodovias que abrangem as áreas de cobertura no Vale do Sinos e Paranhana, aparecem na lista. A medida assinada recentemente pelo governador Eduardo Leite pretende assegurar investimentos necessários para melhorar as estradas gaúchas, e segundo o Governo, assim qualificando os acessos e a infraestrutura de 63 municípios. Medidas como duplicações, implantação de terceiras faixas e obras de segurança viária para as comunidades próximas, devem ser tomadas, posteriormente, na fase de obras depois de constatadas demandas e necessidades de cada uma das rodovias.

Confira avaliação do secretário quanto a RS-239

Em nossa região, a RS-239 tem registrado diversos acidentes, inclusive muitos deles com vítimas fatais, quais demandas já chegam ao seu conhecimento?

Eu tenho um conhecimento razoável dessa rodovia por que trabalhei em Novo Hamburgo de 2010 a 2014. Eu sou procurador de carreira e trabalhei na Procuradoria Geral do Estado (PGE) em Novo Hamburgo, minha esposa foi promotora em Sapiranga durante nove anos, tenho família em Nova Petrópolis e meus pais tinham comércio próximo a Gramado. Eu também trabalhei em Taquara, entre 98 e 99, e acompanhei a duplicação da rodovia andando dia após dia. É uma rodovia muito presente, conheço bem detalhes e características, e tem um desafio. A RS-239 já tem um pedágio comunitário há um bom tempo, uma praça com uma rota de fuga importante, é duplicada, mas tem uma característica muito urbana, com velocidade limitada e uma série de redutores de velocidade. Se há possibilidade e é desejável se tornar essa rodovia mais expressa necessitaria de obras e construção de muitos trechos de marginais. Em relação a RS-239, além de análise de quantidade de pavimentos para quantificações mais do ponto de vista de engenharia, tem a questão do que as comunidades esperam em relação à classificação e categoria da rodovia. Hoje não tem a característica de ser uma estrada expressa, a maioria dos trechos é de 60 Km/h, somente em alguns a velocidade é 80 km/h. A gente sabe que tem muitos trechos na RS-239, aonde é totalmente inviável em termos de características. Isso será um debate interessante dentro do governo e com as comunidades locais. A rodovia tem característica de avenida, com alguns trechos de bom uso de vias marginais e com algum bloqueio e acesso a pista principal para incremento de velocidade. Ela será objeto de estudo por que tem muito movimento e precisa passar por um processo de qualificação para ter nível de serviço e velocidade que permita diminuir o tempo de transporte.

Secretário de parcerias fala

Representante do Governo do Estado, o secretário extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi, também ainda falou ainda sobre expectativa de início das obras e também fez uma avaliação em relação a outras rodovias que foram mencionadas para serem contempladas pelo estudo. Confira na próxima edição, a segunda parte da entrevista.

Mais de mil kms de rodovias

Ao todo, dentro do projeto são 18 rodovias contempladas, que resultam em 1.028 quilômetros de extensão, sendo 760 quilômetros trechos atualmente pedagiados e sob administração da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e outros 268 quilômetros de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).