Sapiranga presente no Vale Germânico

Sapiranga – Sapiranga com suas belas atrações naturais também faz parte do Vale Germânico. Homologado em agosto pelo Ministério do Turismo e comemorado no início de novembro na região, o projeto regional está próximo de implantar sua primeira rota: O Caminho das Cervejas Artesanais.

Um primeiro encontro para tratar do tema reuniu recentemente mais de 20 cervejeiros, e gerou ideias inovadoras como a criação do Passaporte Cervejeiro, ferramenta que incentivará tour pelos produtores da bebida. Com um cartão-postal como o Morro Ferrabraz, a cidade de Sapiranga com suas festas populares também promete obter protagonismo junto a iniciativa.

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, demonstra otimismo. “Com o Vale Germânico podemos explorar o potencial cultural, gastronômico, artístico, histórico, as belezas naturais, entre outros aspectos que valorizam o legado da imigração alemã nos municípios. O Vale Germânico também é a marca por tudo que representa a história deste povo valente e destemido. Sapiranga tem imenso orgulho da herança da história de sua colonização, com o estabelecimento dos primeiros colonos”, disse a prefeita Corinha Molling, durante lançamento do Plano Regional de Turismo do Vale Germânico e assinatura dos Termos de Parceria com Sicredi Pioneira e Emater, promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), no Centro Hípico Metzler, em Campo Bom, no último dia 12.

O Vale Germânico tem metas para este ano e para 2021 quando pretende planejar, organizar e dirigir ações para a criação de pelo menos 10 produtos que representarão os Caminhos da Imigração. São eles: o Caminhos das Cervejas Artesanais (até março), Caminhos da Fé (pronto até abril), Caminhos dos Sabores (até maio) e Caminhos Rurais (até agosto).Integram o Vale Germânico, Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Sapiranga, São Leopoldo, Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Novo Hamburgo. Além das nove cidades já reconhecidas, outras quatro estão em processo de documentação para serem incluídas no próximo edital do Ministério do Turismo, mas já atuam como parceiras. São elas: Estância Velha, Nova Hartz, Presidente Lucena e Lindolfo Collor.

Vale Germânico na Ugart em março
Uma confraternização com direito a bandinha, casais do kerb, chope e comidas típicas da região será servido para cerca de 3 mil operadores de turismo. Desta forma será a estreia oficial do Vale Germânico em um evento. A participação será na Ugart 2020, feira promovida pela União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo que ocorre dias 27 e 28 de março no Centro de Eventos do Barra Shopping, em Porto Alegre e que reúne agentes de viagens gaúchos e de Santa Catarina.

Caminhos das cervejas será lançado até março
O Caminhos das Cervejas Artesanais deverá ser implantado até março, com o objetivo de promover a riqueza de marcas e produtos da região, assim como o calendário de festividades relacionadas ao produto. Para maior atratividade e engajamento do trade busca-se desenvolver alguma dinâmica que criei experiências na área, tal como um passaporte cervejeiro, um circuito de kerbs, etc.

Foto: Tânia Goulart.