Sapateiros saúdam os 61 anos de Campo Bom

Campo Bom – A fundação do Sindicato, ocorreu em 18 de abril de 1959, pouco mais de dois meses após o plebiscito de emancipação de Campo Bom, em 31 de janeiro, e antes da primeira eleição e da posse da primeira administração ocorridas em maio e junho.

Nestes 61 anos de história, o Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, alcançou destaque nacional, com seu patrimônio físico preservado, onde funcionam serviços administrativos, jurídicos, médicos, curso de formação de costureiras, entre outros atendimentos.

Seu maior patrimônio, porém, é na área sindical, de serviços e na promoção da democracia e da participação dos trabalhadores.

A convenção coletiva prevê melhorias como: maior adicional noturno, maior horário de amamentação, auxílio creche, auxílio estudante, regulação dos horários de trabalho, negociação extra por antecipação da inflação do semestre e pisos salariais destacados no país.

Na área da participação, tem dois plebiscitos anuais. O PODES – Plebiscito do Orçamento Democrático dos Sapateiros, para definição do orçamento do sindicato e o Plebiscito para aprovação da pauta da negociação coletiva.

O Sindicato também realiza consultas populares e está construindo os conselhos da juventude, das mulheres e o Conselho dos aposentados que já está ativo. É um dos primeiros sindicatos do país a criar a secretaria da mulher e dos aposentados, em 1991.

O Sindicato projetou também a nível estadual e nacional, diversas lideranças sindicais.

Centro de Saúde é uma referência para os trabalhadores

Exemplo disso, é o dirigente Vicente Selistre que, além de se destacar como vice-presidente nacional fundador da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil,- 2007, ocupou a vaga de Deputado Federal, levando para a Câmara dos Deputados os anseios dos sapateiros e do Setor calçadista.

O maior destaque em atendimentos vem do Centro de Saúde do Sindicato, mantido integralmente pelas contribuições dos trabalhadores com atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos e especialidades diversas que chegam a cerca de 2.300 atendimentos mensais, representando 28.000 anuais. A assistência social auxilia famílias de sapateiros desempregados em situação de carência.

O Sindicato também se destaca pela participação em conselhos, debates e ações em defesa da cidadania, das políticas públicas em defesa e setor calçadista e da geração do emprego
na cidade, no estado e no país.
“Nós Sapateiros somos parte importante para a construção social, econômica e cultural de nossa Campo Bom e parabenizamos o Município pela passagem dos 61 anos da sua emancipação. Sigamos juntos fortes e unidos para um futuro mais fraterno e igualitário, com melhores condições de vida para todos ” é a mensagem do Conselho Geral.