Sala do empreendedor padrão diamante em Campo Bom

Alavancar iniciativas empreendedoras e criar um ambiente adequado aos negócios estão entre as prioridades da Prefeitura. Para isso, de 2019 para cá, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) segue item por item as instruções do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, e a classificação da Sala do Empreendedor de Campo Bom migrou da categoria Bronze, em 2019, para a Diamante, em 2021.

 

O prefeito da cidade, Luciano Orsi, avalia que a Sala do Empreendedor é o cartão de visitas para quem quer conhecer o município e tem o desejo de empreender. “O empreendedor, hoje, não precisa de favores, ele precisa de uma estrutura que atenda às necessidades da maneira mais ágil possível, respeitando as questões legais e desburocratizando o que é possível. Campo Bom é uma cidade de veia empreendedora forte e temos atuado muito para criar condições cada vez mais favoráveis para que empreendam aqui”, destaca. Ele também reforça que a nova classificação foi uma provocação da própria gestão ao Sebrae, para que houvesse a certificação nível Diamante, em vista dos avanços que eram percebidos nas salas da região.
Para receber a certificação do Selo Diamante a Sedetur oferece serviços diferenciados que fazem da Sala do Empreendedor um local que congrega facilidades que ajudam os empresários desburocratizando encaminhamentos administrativos. “Receber o Selo Diamante coroou nosso esforço nestes últimos nove meses. Através da cooperativa financeira SicoobMáxicrédito existe a oportunidade dos empreendedores buscarem informações sobre serviços financeiros. Além disso, oferecemos o Espaço Coworking para que os empreendedores façam reuniões de trabalho, e ainda, oportunizamos outros dois serviços essenciais: o atendimento dos Bombeiros, que ajudam nos encaminhamentos de PPCI, alvarás (a cada duas semanas) e o serviço de assessoria jurídica para os microempreendedores”, contextualiza o secretário Henrique Scholz.
O gerente do SicoobMaxicrédito de Campo Bom, Eliomar da Silva, destaca os avanços e diferenciais do serviço prestado junto à Prefeitura. “Nesses trinta primeiros dias que estamos atuando na Sala do Empreendedor, já prestamos atendimento para mais de dez micro e pequenas empresas do município. Algumas delas estão em fase de cadastro, e outros dois microempresários tiveram créditos liberados conforme suas necessidades. Nosso papel na Sala do Empreendedor é estar disponível para entender cada negócio e direcionar da melhor forma, auxiliando na parte financeira e contribuindo para que seu negócio prospere”, pontua o gerente da cooperativa financeira.
Advogado e consultor jurídico da Sala do Empreendedor, João Orsi, pontua que o serviço de consultoria na área é mais uma facilidade que foi apresentada nesta gestão para que os empreendedores individuais tenham, neste local, um porto seguro nas suas dúvidas jurídicas. O serviço de consultoria ele se presta a dar orientações e resolver algumas dúvidas que os microempreendedores individuais no sentido que possam fazer as ações necessárias em seus empreendimentos com mais segurança, antes de contratar um produto ou serviço”, cita.

Esclarecimentos sobre previdência tem amparo aos empreendedores

Outro tipo de atendimento oferecido pelo consultor jurídico, João Orsi, na Sala do Empreendedor é relativo aos esclarecimentos dos benefícios previdenciários. “Isso é importante as pessoas terem essa preocupação para no futuro conseguirem a sua aposentadoria. Essa análise também pode ser feita através do serviço jurídico que também é prestado dentro da Sala do Empreendedor. Esse serviço é de suma importância porque é uma facilidade oportunizada ao microempreendedor individual poder usufruir gratuitamente. Não fizemos o acompanhamento do contencioso judicial, pois isso não é atividade própria para o nosso trabalho de atendimento. Fazemos a orientação e consultoria jurídica de ampla espectro e atendimentos mais recorrentes que temos observados é na área previdenciária, sem dúvidas, questão de obtenção de benefícios, e também assuntos, relativos a questões financeiras, operacionalidade de dívida são as questões mais recorrentes até o momento”, pondera João Orsi.

FALA DO PREFEITO LUCIANO ORSI

“Nessa parceria com o Sebrae, temos avançado bastante. Iniciamos no Selo Bronze, e no mesmo ano, em 2020, conseguimos o Selo Ouro, e cada selo significa que você possui mais serviços. É motivo de muita satisfação para nós. Campo Bom, conseguiu o nível máximo, que mostra que temos uma equipe formada por servidores que trabalham forte para manter a qualidade dos serviços e poder ampliar o nosso atendimento ao empreendedor. A unificação e aproximação com o meio ambiente, saúde, fiscalização geral e secretaria de Economia tem feito a diferença. Quem ganha é a comunidade, é o empreendedor e a região”, valoriza.

Após o ouro…

Microcrédito, atendimento dos bombeiros, Espaço de Coworking, assessoria jurídica, atendimento sobre compras e licitações, abertura de protocolos on-line e
emissão de alvará on-line