Programa “Campo Bom é Oportunidade” é anunciado pela administração municipal

Campo Bom  – Uma das principais preocupações da administração pública é a geração de emprego e renda. A crise econômica gerada, dentre outros fatores, pelo enfrentamento da pandemia, vem trazendo preocupação também a nível municipal. Pensando nisso, a Prefeitura de Campo Bom pretende implantar um programa voltado para auxiliar o primeiro contato entre trabalhadores e empresas através do programa “Campo Bom é Oportunidade”. O programa foi anunciado em sessão da Câmara de Vereadores da última semana, pelo secretário Gabriel Colissi, de Desenvolvimento Social e Habitação. A pasta faz parte do programa junto com a Secretaria de Educação e a de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

 

O programa consistirá em um cadastro detalhado de jovens que buscam uma colocação no mercado de trabalho. De posse das informações, a ideia é cruzar com as necessidades das empresas que já estão, ou que desejem se instalar em uma determinada região da cidade. Esses dados serão úteis também para oferecer capacitação profissional mais direcionada e, sendo assim, melhor aproveitada pela população.
É cada dia mais comum que as empresas analisem também outros aspectos – além dos já tradicionais como a questão tributária- ao instalar uma nova sede.
O capital humano já é um dos fatores mais relevantes para o sucesso de um empreendimento e merece atenção.

 

Oportunidade expandida para todas as idades

Inicialmente, o Programa Campo Bom é Oportunidade foi planejado voltado para os jovens que ainda não conseguiram um emprego e visando também a qualificação dos mesmos.
No entanto, a intenção é incluir outros grupos neste cadastramento, como aposentados que desejam ainda continuar atuando, seja em sua área de experiência, ou mesmo ingressando em uma nova atividade. Ou mesmo pessoas que têm a sua especialidade, mas não estão conseguindo uma colocação na área. Muitas vezes, independente da idade, a empresa buscará uma mão de obra específica. A ideia é aproximar as duas pontas, em um trabalho semelhante ao do SINE, porém, utilizando uma base de dados mais detalhada e sólida. Essa ampliação para todas as idades é bem-vinda, pois a integração de gerações e experiências deve ser ainda mais enriquecedora para o projeto.

 

Prefeitura comemora a iniciativa

O prefeito Luciano Orsi falou sobre a expectativa da Administração para o programa. “Muitas vezes, as empresas querem se colocar em Campo Bom, em determinado bairro, e não conhecem a realidade do lugar, não sabem qual mão de obra tem ali à disposição da empresa, então, o município vai fazer isso”, destaca.
O projeto será um meio de facilitar e estreitar a relação do empresário com o trabalhador que está buscando uma colocação. “Essa relação vai ser feita por cada bairro e quando o empresário procurar a Prefeitura, nós já vamos ter todas as informações em cadastro. Isso vai facilitar a vida do empreendedor e dar oportunidades para o cidadão campo-bonense”.