Procon de Campo Bom com alta resolutividade

Desde maio de 2013, o Procon de Campo Bom tem atuado como um mediador dos conflitos entre consumidores, fornecedores ou prestadores de serviço. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Procon devido a alta procura por atendimento, teve a sua equipe qualificada e aumentada no governo do prefeito Luciano Orsi. “Agora, contamos com quatro servidores que prestam esse atendimento diferenciado, nos concedendo uma resolutividade que beira os 85%”, destaca o advogado e coordenador responsável pelo Procon de Campo Bom, João Orsi.

O serviço possui intensa procura e, recentemente, a Prefeitura informou que, de janeiro a setembro deste ano, 13.817 atendimentos foram efetuados pela unidade. “Contamos com atendimentos por canais diversificados e fomos o Procon pioneiro em implantar o teleatendimento através do WhatsApp. Porém, não deixamos de lado canais consolidados como o telefone, o e-mail e, óbvio, o atendimento presencial”, pontua João Orsi.
Com milhões de linhas telefônicas ativas no Brasil e no Rio Grande do Sul, reclamações envolvendo as principais operadores de telefonia móvel e fixa aparecem nas primeiras posições entre as queixas mais comuns do Procon. “Em seguida aparecem assuntos ligados ao sistema financeiro/bancário, e depois, produtos com defeito”, esclarece João Orsi.
O titular da Sedetur, Henrique Scholz, valoriza o trabalho desenvolvido pelo Procon. “É um trabalho de muita importância, pois auxilia na solução desses pequenos conflitos e divergências entre consumidor e fornecedor, e traz esse auxílio a esse consumidor que se sente lesado. Em muitas vezes, buscando o Procon é possível resolver esses problemas de forma rápida e gratuita. É mais um serviço oferecido a toda população de Campo Bom”, analisa Henrique Scholz.
O advogado e responsável pelo Procon, João Orsi, pondera que o serviço é de extrema importância por oferecer uma resposta rápida, evitando que o consumidor sofra perdas financeiras e não precise recorrer a justiça para solucionar. “Com isso, sobram mais recursos para serem utilizados no comércio local e fomentar nossa atividade econômica. A principal novidade que está sendo implementada é a atuação do Procon em defesa do superendividado, conforme Lei Federal 14181/2”, comenta o responsável pelo serviço em Campo Bom.
A adesão aos canais digitais estão dominante nos atendimentos totais do Procon de Campo Bom. Foram 5.024 interações pelo WhatsApp. Além disso, foram atendidas 4.100 ligações, 2,7 mil e-mails e realizados 1,9 mil atendimentos presenciais, o que significa, em média, mais de 1,5 mil atendimentos por mês.
Audiências de conciliação entre consumidores e credores são realizadas no espaço, que também conta com acesso ao Poder Judiciário para montar e encaminhar, desde 2019, solicitações que não cabem ao Procon. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e na sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, destaca a facilidade trazida pelos atendimentos remotos do Procon como fator decisivo para o alto número de interações. “O modelo criou condições para que os consumidores, com maior agilidade e comodidade, buscassem seus direitos. Como estava em ascensão, vimos a necessidade e oportunidade de investirmos mais uma vez no retorno a quem é atendido pelo espaço, por isso, qualificamos e aumentamos a equipe. Com quase 14 mil atendimentos, tivemos certeza de que a decisão foi acertada”, afirma.

 

Whats do Procon: 3597-4203 e 3597-9431

Os serviços funcionam junto ao Espaço Cidadão Cidadania, na Av. dos Estados, 900. O e-mail é o proconcampobom@gmail.com.