Plano Anual de Compras e cartilha de orientação aproximam a Prefeitura de Sapiranga dos fornecedores

Foto: Comunicação Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga –  Foi lançado no dia 26 de janeiro, em evento no Centro de Cultura Lúcio Fleck, o Plano Anual de Compras, da Prefeitura de Sapiranga. O projeto foi elaborado durante todo o ano de 2021 em parceria com o Sebrae e faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que Sapiranga já participa através da Sala do Empreendedor.

 

O plano promove, entre outros pontos, uma aproximação dos fornecedores com a Prefeitura e busca mais eficiência e agilidade das compras públicas, mapeando o consumo da Administração Pública Municipal, agilizando o suprimento de materiais e serviços, padronizando os itens de consumo e evitando desperdícios, o que gera economia.
Para os fornecedores, o plano promove o aquecimento do mercado dentro da cidade, fomentando o desenvolvimento econômico e social. Permite planejamento dos interessados em participar dos processos licitatórios, já que o plano divulga uma expectativa de compras das secretarias e também um calendário prévio dos itens.
As compras foram segregadas nos meses de janeiro a maio de 2022, reiniciando o ciclo de compras em junho, caso seja necessário. Por exemplo, o prazo para aquisição de uniformes será de fevereiro a abril de 2022. Sendo que o primeiro mês indica o início do processo, com as pesquisas de preços e construção dos editais. E o último mês é a data limite para lançamento do edital.
Neste primeiro momento, o Plano Anual de Compras, abrange apenas aquisições de Bens de consumo e Bens de patrimônio. O evento foi direcionado aos Microempreendedores Individuais (MEIs), empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas do município que desejam participar dos processos licitatórios da Administração Municipal, além das empresas que já participam desses processos.

Cartilha de Compras Públicas

Além do Plano de Compras com um calendário estipulando os produtos a serem licitados, no mesmo evento aconteceu o lançamento da Cartilha de Compras Públicas. Neste documento constam orientações para aqueles empresários que querem participar dos processos licitatórios como documentação necessária, tipos e modalidades de licitação e como funciona cada fase do processo. “Nós consideramos este lançamento muito importante, é um avanço para a cidade de Sapiranga, porque a intenção da Administração é fomentar o comércio local”, comenta a secretária da Administração Fazendária, Simone Melo, salientando que a aproximação com o fornecedor da cidade gera economia para a Prefeitura e também ajuda a aumentar a arrecadação, girando assim a roda econômica.
A Prefeitura realiza os pagamentos em prazos bem menores que a maioria das empresas e ainda tem possibilidades de compras em grande escala. Desmistificar que a negociação com os órgãos públicos é complicada, é um dos objetivos do lançamento do Plano de Compras, bem como o da Cartilha de Compras Públicas.

Carina Nath, prefeita de Sapiranga. “Os nossos processos já são transparentes, mas nós queremos aproximar o empreendedor da nossa cidade com a Prefeitura para que ele forneça o seu produto para nós. Assim, nós compramos na nossa cidade e deixamos o recurso na nossa cidade”.

Simone Melo, secretária da Administração Fazendária. “É um passo importante essa construção do plano. Aproximar do empreendedor de Sapiranga, dizer pra ele em que mês vamos comprar determinado produto, ele conseguir acompanhar a licitação, conseguir participar. Isso para nós é muito satisfatório”.